A energia renovável, também chamada de energia verde, é uma forma de atender a atual demanda por sustentabilidade, sendo assim, trata-se de uma energia gerada por meio de fontes renováveis.
Ao substituir as fontes de energia não-renováveis pela energia verde, é possível minimizar os impactos ambientais. Contudo, para que a matriz energética de um país seja baseada de forma total em energia renovável, é necessário que investimentos sejam feitos nesse setor, bem como, estudos contínuos sobre a melhor fonte para receber novos investimentos.
A energia sustentável contribui para a segurança energética de um país, para o desenvolvimento de novas tecnologias limpas e reduz a emissão de gases poluentes. Além dos aspectos citados, a energia renovável também reduz a contaminação do solo, o desmatamento, dentre outros pontos importantes para a sobrevivência humana e para a preservação do meio ambiente.
As fontes renováveis também podem contribuir para a redução de conflitos entre economias por conta de fontes de energia, como ocorre com o petróleo, já que o petróleo na atualidade é o recurso de maior interesse econômico do planeta.
Por conta de toda essa demanda, alternativas renováveis têm sido utilizadas em diversos países com sucesso. Contudo, a utilização de alternativas renováveis deve considerar a localização geográfica, o volume de pessoas atendidas, o investimento necessário e o estilo de vida do cidadão.
Apesar dos fatores que atrasam a utilização da energia renovável de forma global, ela ainda é muito importante para o desenvolvimento sustentável da economia. Já que é uma forma de não esgotar recursos ambientais.
Outra vantagem relevante dentro do conceito de economia e energia renovável, é o fato de que existe a possibilidade da descentralização da matriz energética. Já que novos sistemas podem ser implementados de modo flexível. Assim sendo, existe a possibilidade de que a necessidade da sociedade seja atendida, sem a dependência de uma única empresa ou de um único recurso.
Existem diversos programas que objetivam incentivar a utilização de energia sustentável ao redor do mundo, são chamados “Programas Ambientais Voluntários”. Esse tipo de programa reúne iniciativas de melhorias ambientais que podem ser adotadas em determinadas regiões ou em um determinado setor produtivo.
A ideia principal desse conceito é estimular o governo local a adotar medidas sustentáveis, definindo metas e objetivos. Contudo, não existe uma avaliação concreta sobre esses programas, pois a coleta de dados se torna intangível por falta de recursos específicos.
Entretanto, os programas voltados para ações de energia renovável têm sido avaliados como positivos em diversos países. Já que são programas que incentivam o sistema de economia verde de forma simples, implementando painéis solares, por exemplo.
Existem muitas fontes de energias renováveis, contudo, a energia solar é a mais popular no Brasil. Além do fator climático favorável, essa é uma das fontes de energia mais divulgadas no país nos últimos anos. Portanto, existem muitas possibilidades de energia renovável e todas elas requerem investimentos e direcionamento de estudos.
No entanto, essa é uma necessidade que não deve ser abandonada dentro do conceito de economia verde. Visto que a economia e a indústria de forma geral não devem crescer em detrimento da sustentabilidade e da qualidade de vida.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…