Home ENERGIA Energia ondomotriz: máquina australiana promete gerar energia elétrica por meio das ondas oceânicas 

Energia ondomotriz: máquina australiana promete gerar energia elétrica por meio das ondas oceânicas 

Máquina australiana promete gerar energia elétrica por meio das ondas oceânicas. Saiba mais sobre a energia ondomotriz! 

by Veronica Stivanim
,Energia ondomotriz,gerar energia elétrica por meio das ondas oceânicas , energia elétrica, energia, indústria,

A evolução tecnológica e o aumento populacional global emergem mudanças nas matrizes energéticas, visto que a sustentabilidade é um valor cada vez mais necessário na prática industrial.

Energia ondomotriz: máquina australiana promete gerar energia elétrica por meio das ondas oceânicas 

A busca por poluentes combustíveis fósseis não é mais viável para o mercado economicamente, bem como para a sociedade em geral, considerando a necessidade de preservar os recursos naturais. Por isso, a energia renovável tem sido atrativa em diversos aspectos, bem como descobertas têm sido feitas ao redor do mundo dentro do conceito de economia verde.

Economia verde

De forma sucinta, a economia verde se refere à industrialização de recursos sustentáveis, bem como a reposição e o consumo consciente dos recursos naturais. Os oceanos possuem um potencial de geração de energia limpa, que ainda não foi utilizado. No entanto, uma empresa australiana está investindo nessa nova possibilidade de energia renovável, para uma economia verde eficiente de forma global.

Uma antiga ideia dentro de um novo conceito

A energia das ondas, ou ainda, a energia ondomotriz se refere a uma forma de aproveitar as ondas dos oceanos para a produção de energia, sem nenhuma ação nociva para o meio ambiente. Embora seja uma inovação de grande valia, considerando as necessidades de alinhar os valores e objetivos econômicos, a ideia não é nova, já que desde o século XIX, estudos sugerem esse tipo de ação.

Visto que as ondas da costa poderiam produzir 66% da energia necessária para o funcionamento dos Estados Unidos da América, por exemplo. Contudo, embora as análises do século XIX tivessem uma intenção positiva de energia limpa, ainda não era possível entender como essa ligação entre a ideia e o recurso seria feita.

Wave Swell

A máquina australiana que tende a ser essa solução, é chamada de Wave Swell, sendo um projeto que custou US$ 12 milhões de dólares. No entanto, embora o investimento inicial tenha sido elevado, o seu resultado pode ser um diferencial para o mercado e para o mundo em diversos aspectos, já que a máquina foi testada em King Island por mais de um ano, sendo uma espécie de projeto-piloto de sucesso. O fabricante australiano destaca que a tecnologia produz eletricidade sustentável sem o uso de qualquer óleo contaminante. 

Como a máquina funciona?

Sobre o funcionamento da máquina, de forma sucinta, a Wave Swell funciona como um espiráculo natural – o orifício respiratório de baleias e golfinhos. Sendo assim, segundo informações oficiais, através de uma coluna oscilante, o gerador Uni Wave200 permite que as ondas entrem e saiam da câmara. 

Em suma, quando as ondas entram na coluna, empurram o ar para dentro da turbina localizada na parte superior do conjunto, subindo e descendo. Dessa forma, o conjunto se move, gerando energia. Em seu pico, o Uni Wave 200 pode gerar 200kW.

Sucesso no projeto inicial

Conforme informa a empresa australiana, o gerador chegou a alcançar a taxa de conversão de 48%, ou seja, a inovação demonstra uma capacidade maior do que outras tecnologias renováveis. 

A comercialização da máquina é um passo importante e requer um investimento elevado. Contudo, a nova geração de energia renovável pode gerar até 5 vezes mais energia do que outras tecnologias consideradas de ponta atualmente. Embora a ideia seja muito promissora, a empresa busca recursos para o financiamento da máquina, que pode revolucionar a indústria e o conceito de energia renovável.

Veja também