Home ENERGIA Energia geotérmica é renovável ou não? Resposta desmistificada!

Energia geotérmica é renovável ou não? Resposta desmistificada!

Afinal, o que é uma energia renovável?

by Daiane
a energia geotérmica é renovável ou não

Energia geotérmica é renovável ou não? É também conhecida como uma forma de energia renovável gerada a partir do calor natural do centro terrestre. Considerada uma fonte de energia limpa, sustentável e economicamente viável em muitas partes do mundo. Renovável, pois o calor interno da Terra é constantemente renovado através da radioatividade natural de elementos como o urânio, o tório e o potássio.

Esta energia é gerada em reservatórios subterrâneos de água quente, vapor ou rochas quentes. Estes reservatórios são formados por atividades geológicas, como vulcanismo e movimentação tectônica. Quando a água ou o vapor é extraído e conduzido, o calor é convertido mediante auxílio de uma usina.

Do ponto de vista da química e física, a energia geotérmica é gerada pela transferência de calor de uma fonte quente para uma fonte fria. O processo envolve a conversão de energia térmica em energia elétrica mediante um gerador. O ciclo de conversão da energia geotérmica inclui quatro fases: extração do fluido geotérmico, conversão em energia elétrica, re-injeção do fluido residual e condensação do vapor. Esse processo envolve conceitos de termodinâmica e mecânica dos fluidos.

Trata-se de uma fonte de energia renovável porque a Terra é uma fonte inesgotável de calor natural. Além disso, é gerada sem emissão de gases de efeito estufa e outros poluentes, tornando-a uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis. Consegue produzir eletricidade de forma constante e previsível, independentemente das condições climáticas, o que não acontece com energia solar e eólica.

Ela é limpa, confiável e economicamente viável em muitas partes do mundo!

O que é energia renovável? Quais são?

A energia renovável é uma forma gerada a partir de recursos que se regeneram naturalmente, como a energia solar, eólica, hidráulica, biomassa, geotérmica, entre outras. É fundamental para a sustentabilidade ambiental e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Existem diferentes tipos, cada um com suas características e vantagens. Um dos tipos de energia renovável mais conhecidos é a energia solar, gerada a partir da luz do sol via placas fotovoltaicas. É uma forma de energia limpa e inesgotável, usada para gerar eletricidade e aquecimento. Outra forma é a energia eólica, gerada a partir do vento. Tem baixo custo de manutenção.

A energia hidráulica é outro exemplo, usa fluxo da água em represas e barragens. Uma das formas mais eficientes e confiáveis, pois gera eletricidade constantemente, sendo facilmente armazenável.

A energia da biomassa surge por intermédio da queima de resíduos orgânicos, como madeira, palha e resíduos agrícolas. Os resíduos orgânicos utilizados para gerar energia são provenientes de fontes renováveis.

A energia geotérmica é considerada uma fonte de energia renovável, assim como a energia solar, eólica, hidráulica e de biomassa. Cada tipo de energia renovável tem suas características e vantagens, mas todas são fundamentais para a transição energética rumo a uma economia de baixo carbono e sustentável.

O que é energia não renovável?

A energia não renovável é gerada a partir de fontes que se esgotam com o tempo, como o petróleo, carvão e gás natural. Essas fontes têm impactos negativos no meio ambiente, na saúde humana e na economia, além de serem fontes finitas.

O petróleo é uma das principais fontes, utilizado principalmente para a produção de combustíveis para veículos e geração de eletricidade. A extração e o seu uso, causam danos ambientais, como vazamentos de óleo e poluição do ar.

O carvão é outro exemplo. Sua extração e queima liberam altas quantidades de gases do efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global e mudanças climáticas. Também citamos o gás natural, indicado para geração de eletricidade e aquecimento de residências e indústrias. Sua extração e uso têm impactos ambientais negativos, como a contaminação da água e do solo.

Por fim, citamos a energia nuclear, gerada a partir da fissão de átomos em reatores nucleares. É polêmica, devido aos riscos de acidentes e contaminação radioativa.

Enfim, como você viu, as fontes de energia não renovável são fontes finitas e têm impactos negativos no meio ambiente e na saúde humana. Por isso, é importante investir em fontes de energia renovável para garantir a sustentabilidade e a preservação do planeta, e a energia geotérmica é uma das opções estudadas para este fim.

Leia mais sobre energia em nosso jornal. 

Veja também