Home ENERGIA Energia eólica – Vantagens e desvantagens

Energia eólica – Vantagens e desvantagens

by Petrosolgas

Aqui estão muitas vantagens e desvantagens da energia eólica. Vamos dar uma olhada nos diferentes prós e contras das turbinas eólicas. Isso ajudará você a determinar se a controvérsia em torno deles é justificada.

Vantagens da energia eólica

A energia eólica tem inúmeros benefícios. Ajudou a fornecer uma fonte de eletricidade limpa e renovável para países em todo o mundo. Vamos agora conferir algumas das vantagens.

É uma energia renovável e sustentável

A energia eólica em si é renovável e sustentável. O vento nunca vai acabar, ao contrário das reservas de combustíveis fósseis (como carvão, petróleo e gás). Isso faz com que seja uma boa escolha de energia para um fornecimento de energia sustentável.

Pouco impacto no solo

As turbinas eólicas têm um impacto no solo relativamente pequeno. Embora possam se elevar acima do solo, o impacto sobre a terra na base é mínimo. Turbinas eólicas são frequentemente construídas em campos, colinas ou no mar. Nestes locais, eles dificilmente apresentam qualquer inconveniente para a terra. Os agricultores ainda podem cultivar seus campos, o gado ainda pode pastar nas colinas e os pescadores ainda podem pescar no mar.

Possui pouco impacto ambiental

A energia eólica é uma das fontes de energia mais ecológicas disponíveis atualmente. Isso se baseia na simples razão de que as turbinas eólicas não criam poluição ao gerar eletricidade.

A maioria das fontes de energia não renováveis ​​precisa ser queimada. Este processo libera gases como dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4) na atmosfera. Esses gases são conhecidos por contribuir para as mudanças climáticas. Em contraste, as turbinas eólicas não produzem gases de efeito estufa quando geram eletricidade.

Devemos observar que tanto o ruído quanto a poluição visual são desvantagens ambientais das turbinas eólicas. No entanto, esses fatores não têm um impacto negativo na terra, no lençol freático ou na qualidade do ar que respiramos.

Reduz o Consumo de Combustíveis Fósseis

A geração de eletricidade a partir da energia eólica reduz a necessidade de queimar alternativas de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás. Isso pode ajudar a economizar suprimentos cada vez menores dos recursos naturais da Terra. Como resultado, eles durarão mais e ajudarão as gerações futuras.

A energia eólica é gratuita

Ao contrário da maioria das fontes de energia não renováveis, a energia eólica é totalmente gratuita. Qualquer um pode fazer uso do vento e nunca vai acabar. Isso faz da energia eólica uma opção viável para gerar eletricidade barata.

 

 

Instalações Industriais e Domésticas

As turbinas eólicas não se limitam apenas a instalações em escala industrial (como parques eólicos). Elas também podem ser instaladas em escala doméstica. Como resultado, muitos proprietários optam por instalar turbinas eólicas menores e menos potentes. Isso pode ajudar a fornecer uma parte do fornecimento doméstico de eletricidade. As turbinas eólicas domésticas são frequentemente acopladas a outras tecnologias de energia renovável. Você pode encontrá-los frequentemente instalados ao lado de painéis solares e sistemas de aquecimento geotérmico.

Solução de energia remota

As turbinas eólicas podem desempenhar um papel fundamental para ajudar a levar energia a locais remotos. Isso pode ajudar a beneficiar de tudo, desde pequenas aldeias fora da rede até instalações remotas de pesquisa. Pode ser impraticável ou muito caro enganchar esses locais até o fornecimento tradicional de eletricidade. Nestes casos, as turbinas eólicas poderiam ter a resposta.

Gera empregos

A indústria de energia eólica tem crescido desde que as turbinas eólicas se tornaram comercialmente disponíveis. Como resultado disso, a indústria criou empregos em todo o mundo. Empregos agora existem para a fabricação, instalação e manutenção de turbinas eólicas. Você pode até encontrar empregos em consultoria de energia eólica. Este é um trabalho onde consultores especializados determinam se uma instalação de turbina eólica será lucrativa.

De acordo com dados recentes divulgados pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), a indústria de energia renovável empregou mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo em 2017. Destes empregos, 1,15 milhão estavam no setor de energia eólica.

Pouca manutenção

Turbinas eólicas são menos exigentes em manutenção. Uma nova turbina eólica pode durar muito tempo antes de exigir qualquer manutenção. Embora as turbinas mais antigas possam enfrentar problemas de confiabilidade, os avanços tecnológicos estão ajudando a melhorar a confiabilidade geral.

Baixos custos de funcionamento

Como a energia eólica é livre, os custos de funcionamento são geralmente baixos. O único custo contínuo da energia eólica é a manutenção das turbinas eólicas, mas elas são de baixa manutenção na natureza.

Aumenta a segurança energética

Ao usar a energia eólica para gerar eletricidade, estamos ajudando a reduzir nossa dependência de alternativas de combustíveis fósseis. Em muitos casos, um país obterá alguns ou todos os seus combustíveis fósseis de outro país. Guerra, política e demanda geral frequentemente ditam o preço desses recursos naturais. Isso às vezes pode causar sérios problemas econômicos ou escassez de suprimentos.

Utilizando fontes locais de energia renovável, um país pode reduzir sua dependência de fontes externas de recursos naturais. Como resultado direto disso, o país pode aumentar sua segurança energética.

A tecnologia eólica está se tornando mais barata

A primeira turbina eólica começou a gerar eletricidade em 1888. Desde então, eles se tornaram mais eficientes e caíram de preço. Como resultado disso, a energia eólica está se tornando muito mais acessível.

Os subsídios do governo também estão ajudando a reduzir o custo das tecnologias eólicas. Muitos países em todo o mundo agora fornecem incentivos para a construção de turbinas eólicas. Além disso, por vezes, há incentivos disponíveis para os usuários domésticos fornecerem eletricidade de volta à rede.

Desvantagens da energia eólica

Após vermos as vantagens, chegou a hora das desvantagens, então vamos dar uma olhada nas desvantagens da energia eólica. Confira agora algumas delas.

O vento é variável

A energia eólica tem uma desvantagem semelhante à energia solar, na medida em que não é constante. Embora a energia eólica seja sustentável e nunca acabe, o vento nem sempre está soprando. Isso pode causar sérios problemas para desenvolvedores de parques eólicos. Frequentemente, eles gastam uma quantidade significativa de tempo e dinheiro investigando se um determinado site é adequado para a energia eólica.

Para que uma turbina eólica seja eficiente, ela precisa ter um suprimento adequado de energia eólica. Por esta razão, muitas vezes encontramos turbinas eólicas no topo das colinas ou no mar. Nestes locais, há menos obstáculos terrestres para reduzir a força do vento.

Ameaça à vida selvagem

Muitas vezes ouvimos que turbinas eólicas representam uma ameaça à vida selvagem – principalmente pássaros e morcegos. No entanto, os pesquisadores acreditam agora que representam menos ameaça à vida selvagem do que outras estruturas feitas pelo homem. Instalações como mastros de telefonia celular e torres de rádio são muito mais perigosas para as aves do que as turbinas eólicas. No entanto, as turbinas eólicas ainda contribuem para as taxas de mortalidade entre as populações de aves e morcegos.

O custo de instalação é muito alto

Embora os custos estejam diminuindo ao longo do tempo, as turbinas eólicas ainda são caras. Primeiro, um engenheiro deve realizar uma pesquisa no local. Isso pode envolver ter que erguer uma turbina de amostra para medir a velocidade do vento durante um período de tempo. Se considerado adequado, uma turbina eólica precisa então ser fabricada, transportada e erguida em cima de uma fundação pré-construída. Todos esses processos contribuem para o custo total da instalação de turbinas eólicas.

Quando levamos as considerações acima para parques eólicos no mar, os custos se tornam muito maiores. A instalação de estruturas no mar é muito mais complexa do que em terra. Algumas empresas até encomendaram navios sob medida capazes de transportar e instalar turbinas eólicas no mar.

 

 

Poluição sonora

Uma das desvantagens mais comuns das turbinas eólicas é a poluição sonora que elas geram. Muitas vezes você pode ouvir uma única turbina eólica a centenas de metros de distância. Combine várias turbinas eólicas com a direção correta do vento e os efeitos audíveis podem ser muito maiores.

A poluição sonora das turbinas eólicas arruinou a vida de muitos proprietários de casas. Embora muitas vezes sejam tomadas medidas para instalá-las longe das habitações, elas às vezes são construídas muito perto de onde as pessoas vivem. É por isso que os novos parques eólicos frequentemente enfrentam forte objeção pública.

Poluição visual

Outra desvantagem comum das turbinas eólicas é a poluição visual que elas criam. Embora muitas pessoas realmente gostem da aparência das turbinas eólicas, outras não. Essas pessoas as veem como um borrão na paisagem. Isso, no entanto, tende a descer à opinião pessoal. À medida que construímos mais parques eólicos, a aceitação pública está se tornando mais comum, principalmente por se tratar de uma energia limpa e sustentável.

Fonte

 

Veja também