Foto: NOCTULA
A desenvolvedora de energia renovável australiana Fortescue Future Industries (FFI) e o braço global de energia renovável da Enel, Enel Green Power (EGP), anunciaram nesta quarta (2) que farão parceria para explorar o co-desenvolvimento do valor do hidrogênio verde rede com foco inicial na América Latina e Austrália.
FFI e EGP compartilham uma visão comum sobre o papel fundamental do hidrogênio verde para descarbonizar setores difíceis de reduzir, como fertilizantes, outros produtos químicos, fabricação de aço, transporte e aviação, onde o hidrogênio é usado como matéria-prima ou para gerar calor de alta temperatura, e onde a redução das emissões de CO 2 através da eletrificação não é possível ou é mais complexa. As empresas, também por meio dessa colaboração, pretendem tornar o hidrogênio verde competitivo em termos de custos com alternativas baseadas em combustíveis fósseis durante esta década.
O CEO da Enel Green Power, Salvatore Bernabei, disse: “Acreditamos firmemente que no futuro próximo o hidrogênio verde pode desempenhar um papel estratégico na descarbonização dos sistemas globais de energia, complementando a eletrificação direta. Essa colaboração com um parceiro como a FFI se encaixa totalmente na estratégia de hidrogênio da Enel para reduzir o custo de produção de hidrogênio verde, por meio da ampliação da tecnologia e de soluções inovadoras.”
O CEO da FFI, Sr. Mark Hutchinson, disse: “Este anúncio emocionante ocorre em um momento crítico em energia. À medida que o inverno se aproxima e os custos de energia continuam a disparar, os custos competitivos de energia verde nunca foram tão necessários. O hidrogênio verde e a amônia verde são parte da solução não apenas para a segurança energética e custos de energia mais baixos, mas também para combater as mudanças climáticas. Com um forte histórico comprovado e dedicação em energia verde, a Enel é o parceiro perfeito para trabalhar para tornar um futuro verde uma realidade.”
O anúncio desta parceria apoiará a FFI e a EGP em seus objetivos de não apenas diversificar o fornecimento futuro de energia e aumentar a segurança energética, mas também ajudar o mundo em sua luta para reduzir as emissões e combater as mudanças climáticas. A colaboração pretende estabelecer uma estrutura para FFI e EGP para identificar e avaliar possíveis projetos de hidrogênio verde/amônia.
A parceria representa um marco importante para os dois parceiros, que buscam trazer ainda mais locais de produção em larga escala de hidrogênio verde e amônia verde para a América Latina, bem como para a Austrália.
O hidrogênio verde é o único tipo de hidrogênio sustentável, pois não emite CO 2 durante todo o processo de produção, ao contrário do hidrogênio baseado em combustível fóssil. É uma solução prática e implementável que pode ajudar a revolucionar o setor de energia: ajudando a descarbonizar a indústria pesada e a criar empregos globalmente.
A amônia, que é um composto à base de hidrogênio, pode ser usada para transportar e armazenar hidrogênio de forma mais eficaz, reduzindo os volumes necessários. É uma das matérias-primas químicas mais comuns usadas para produzir fertilizantes. A amônia verde pode ser usada para descarbonizar as indústrias de fertilizantes e transporte.
Dentro do Grupo Enel, desenvolve e opera usinas de energia renovável em todo o mundo e está presente na Europa, Américas, África, Ásia e Oceania. Líder mundial em energia limpa, com capacidade total de cerca de 55 GW e um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica, além de instalações de armazenamento de energia, a Enel Green Power está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras em usinas de energia renovável.
A Enel também é uma peça-chave global no desenvolvimento de projetos de hidrogênio verde, com vários projetos em desenvolvimento avançado com financiamento garantido.
Se trata de uma empresa global de energia verde comprometida com a produção de hidrogênio verde, contendo zero carbono, a partir de fontes 100% renováveis. A FFI está liderando a revolução industrial verde, desenvolvendo soluções tecnológicas para indústrias difíceis de descarbonizar, enquanto constrói um portfólio global de projetos de hidrogênio verde renovável e amônia verde.
A FFI também está liderando o esforço global para ajudar a descarbonizar setores difíceis de reduzir e está desenvolvendo a tecnologia e o fornecimento de energia para descarbonizar um dos maiores produtores mundiais de minério de ferro até 2030 (escopo 1 e 2) – nossa controladora Fortescue Metals Group (ASX FMG).
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…