DESTAQUE

Enauta retomará produção no Campo de Atlanta, na Bacia de Santos, após parada programada para a manutenção da área

A petroleira Enauta anunciou no último domingo, (07/08), que a parada programada para manutenção do Campo de Atlanta, localizado na Bacia de Santos, está chegando ao fim e que a empresa retomará a produção de petróleo e gás natural na região ainda durante o mês de agosto. A pausa na exploração aconteceu para fins de manutenção e avaliação da segurança e, agora, a companhia pode dar continuidade à sua campanha exploratória.

Parada programada para manutenção do Campo de Atlanta está chegando ao fim e Enauta prepara retomada da produção na Bacia de Santos

A Enauta deu início a esta semana de forma bastante positiva para a sua produção no ramo de petróleo e gás no Brasil, uma vez que anunciou que a parada programada para a manutenção do Campo de Atlanta está chegando à sua reta final.

A atividade deverá ser finalizada já nos próximos dias e, até lá, a companhia se prepara para a retomada gradual da produção de óleo e gás natural na Bacia de Santos, região com forte potencial exploratório. 

O cronograma da empresa prevê a retomada de forma gradual da produção dos combustíveis no Campo de Atlanta ainda neste mês de agosto, podendo ser prorrogado para o início do mês de setembro.

A retomada está prevista para quando começar o comissionamento da nova unidade de tratamento de água e dos equipamentos que sofreram manutenção no período.

Além disso, a Enauta anunciou que serão ainda executados serviços complementares na plataforma FPSO Petrojarl e que a retomada total da produção na região da Bacia de Santos só acontecerá durante o mês de setembro. 

A empresa ainda confirmou que a parada para a manutenção foi um sucesso e que há a garantia de segurança para a retomada da produção de combustíveis na região: “Os trabalhos realizados até agora não encontraram nenhuma situação que coloque em risco a extensão dos contratos de Afretamento e de Operação e Manutenção (O&M) [do FPSO Petrojarl I] por até dois anos”. Dessa forma, a plataforma FPSO Petrojarl I está possibilitada de voltar à ativa sem impasses regulatórios. 

A empresa afirma que parada para manutenção visou atender às necessidades do Ministério do Trabalho e que a retomada da produção já está preparada

O principal motivo para a parada programada da Enauta para a realização de manutenção e da fiscalização das estruturas do FPSO no Campo de Atlanta foi atender aos requisitos do Ministério do Trabalho para a continuidade da produção na Bacia de Santos.

Além disso, a empresa confirmou que o período de suspensão produtiva foi essencial para a preparação para o recebimento do certificado da DNV (Det Norske Veritas) que, caso seja conseguido, permitirá a operação contínua da produção até a entrada do Sistema Definitivo de Produção, em 2024. 

Isso, pois o novo plano de produção da Enauta, aprovado nos últimos meses pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), determina que o início da operação do FPSO do Sistema Definitivo (SD) aconteça até o período de 30 de junho de 2024.

Esse será um empreendimento de alta significância para a empresa, visto que o FPSO OSX-2, como foi batizado, terá uma capacidade de produção total de 50 mil barris de petróleo e de processamento de 140 mil barris de água por dia.

Agora, a Enauta dá continuidade aos processos necessários para retomar a sua produção no Campo de Atlanta e visa garantir ainda mais a sua presença no mercado de exploração de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Redação Petrosolgas

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago