A Jaguar Land Rover (JLR), em colaboração com Energy Source, WEG e EZ Volt, lançou um sistema de carregamento de bateria de veículos elétricos que faz uso integral de energia solar. Este projeto ousado e ecologicamente responsável não apenas alinha a mobilidade elétrica com práticas sustentáveis, mas também proporciona um caso aplicado da economia circular, que tem sido um chavão, mas crucial, na indústria: “Use menos, use por mais tempo, use de novo”.
Economia circular em ação
A estação de carregamento não só utiliza energia limpa, mas também adota baterias de íon-lítio de “segunda vida” do Jaguar I-Pace, exemplificando uma prática eficaz da economia circular no setor automotivo.
Este movimento assegura que as baterias que não são mais adequadas para uso em veículos ainda sejam aproveitadas, maximizando a utilidade e minimizando o desperdício. O conceito prático de “use de novo” aqui evidencia que a sustentabilidade e a inovação podem andar de mãos dadas na infraestrutura de veículos elétricos.
Captação e utilização de energia solar para baterias de veículos elétricos
A central para a operação desta estação sustentável está um sistema de carregamento que faz uso integral de energia solar, captada por meio de painéis fotovoltaicos já instalados na concessionária Land Rio.
A energia assim gerada não só é renovável, mas também uma prova palpável de que o sistema de carregamento de veículos elétricos pode ser operacionalizado sem depender de fontes de energia não renováveis, diminuindo a pegada de carbono de cada quilômetro percorrido pelos automóveis.
Baterias reinventadas para um futuro sustentável
Ao invés de descartar as baterias de íon-lítio após seu ciclo de vida primário no Jaguar I-Pace, a JLR e seus parceiros as reinventaram como um componente vital na estação de recarga de energia solar, proporcionando uma capacidade significativa de armazenamento.
Este método não só reduz o desperdício, mas também fornece uma solução prática para o armazenamento de energia renovável, que é um dos maiores desafios da transição energética.
A tecnologia por trás do carregamento dos veículos elétricos
A energia armazenada é depois canalizada e convertida, tornando-se capaz de alimentar um carregador de veículos elétricos, especificamente um carregador de 22 kW fornecido pela empresa WEG. Este sistema, portanto, não apenas fornece energia para o carregamento de veículos elétricos, mas também sublinha o potencial de unir tecnologia e práticas ambientais conscientes.
Francisco Ferraz Magalhães, diretor da Land Rio, enfatizou que a concessão foi a primeira a concluir os escopos 1 e 2 no protocolo GHG (Greenhouse Gas) e destacou que a inauguração da estação é merecida, sinalizando uma era de estações sustentáveis no Brasil. Esta etapa não apenas honra a Land Rio, mas também serve como um modelo para outras concessionárias e empresas no país, demonstrando que a sustentabilidade pode ser integrada com sucesso nos negócios e operações diárias.
Uma estrada mais verde à frente
Com esta estação, a JLR e seus parceiros não apenas deram um passo significativo em direção a uma mobilidade mais sustentável, mas também lançaram as bases para futuras inovações no espaço dos veículos elétricos no Brasil e, potencialmente, em todo o mundo.
Em meio às crescentes preocupações ambientais e à pressão para mitigar as mudanças climáticas, tais iniciativas oferecem uma faísca de otimismo, iluminando um caminho possível e viável para uma infraestrutura de mobilidade mais verde e sustentável.