Recentemente, a Seres, fabricante chinesa de veículos eletrificados, surpreendeu o mercado ao anunciar a suspensão temporária da venda de seus carros elétricos no Brasil. A decisão gerou uma onda de especulações sobre uma possível saída definitiva da empresa do mercado brasileiro. No entanto, em uma nota divulgada à imprensa na quarta-feira, 24 de julho, a Seres assegurou que não está se retirando do Brasil, mas sim reestruturando suas operações com o objetivo de retomar as vendas em um prazo de 90 dias.
Contexto e motivos da paralisação da multinacional chinesa
A Seres justificou a pausa na comercialização com base em uma série de desafios enfrentados no início de 2024. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o volume de vendas dos modelos da marca foi decepcionante, com apenas oito unidades vendidas no primeiro semestre do ano. Entre os fatores que contribuíram para esse desempenho abaixo do esperado, a dificuldade de homologação dos carros no Brasil foi um dos principais obstáculos.
Diante desse cenário, a Seres optou por interromper temporariamente as vendas para revisar e melhorar suas operações. A empresa está planejando uma série de mudanças estratégicas para otimizar o processo de homologação e adaptar-se melhor ao mercado brasileiro. Uma das principais alterações será a contratação de engenheiros brasileiros para trabalhar diretamente com a homologação dos carros na China, com o objetivo de agilizar o processo e superar as barreiras regulatórias que prejudicam o desempenho da marca no país.
Mudanças na estratégia de vendas de carros elétricos
Outra mudança significativa na estratégia da Seres é a transição de um modelo de vendas exclusivamente online para a abertura de concessionárias físicas no Brasil. A empresa cogita estabelecer uma rede de concessionárias em todas as principais cidades brasileiras, o que visa proporcionar uma experiência de compra mais tradicional e acessível aos clientes.
A Seres também anunciou planos para criar uma unidade de produção local no Brasil, o que incluiria a construção de uma fábrica para a produção de carros no país. Essa medida visa não apenas reduzir os custos de importação, mas também fortalecer o compromisso da marca com o mercado brasileiro.
Novos modelos de carros elétricos no Brasil
Em relação ao portfólio de produtos, a Seres revelou que, ao retomar as vendas, a oferta será ampliada com a introdução do E5, o primeiro híbrido plug-in da marca no Brasil. O E5 é um SUV de 7 lugares que combina um motor a gasolina 1.5 aspirado com um motor elétrico, oferecendo uma potência total de 176 cv. Equipado com baterias de 19,27 kWh, o E5 promete uma autonomia impressionante de até 1.150 quilômetros por ciclo no padrão WLTC, com 94 quilômetros no modo exclusivamente elétrico.
Apesar de ainda não haver uma data oficial para o lançamento do E5, a Seres informou que o primeiro lote já está no país e que outras 24 unidades do SUV híbrido plug-in devem desembarcar no Brasil no próximo mês de agosto. A expectativa é que o E5 desempenhe um papel crucial na retomada das atividades da marca no mercado nacional, atraindo um público interessado em carros híbridos e ampliando a presença da Seres no segmento de carros eletrificados.
Compromisso da Seres com o mercado brasileiro
A Seres reafirmou seu compromisso com o mercado brasileiro, destacando a importância do Brasil como um mercado estratégico para sua expansão global. A empresa está empenhada em superar os desafios enfrentados e adaptar suas operações para atender melhor às necessidades e preferências dos consumidores brasileiros. A criação de uma rede de concessionárias físicas e a construção de uma fábrica local são provas desse comprometimento e da visão de longo prazo da Seres para o mercado nacional.