Home NOTÍCIAS Empresa australiana de petróleo foi encorajada pelo governo da Nova Guiné a fazerem um acordo de gás

Empresa australiana de petróleo foi encorajada pelo governo da Nova Guiné a fazerem um acordo de gás

by Julio Cesar
A Oil Search, da Austrália, disse na segunda-feira que foi encorajada por um sinal do novo governo de Papua Nova Guiné de que apoiaria um importante acordo de gás, mesmo que o governo ainda desejasse renegociar alguns termos.

O ministro do Petróleo de Papua Nova Guiné, Kerenga Kua, disse no domingo que seu governo “em princípio” está por trás do acordo, tendo dito no mês passado que o acordo com a petrolífera francesa Total SA poderia ser redesenhado.

A Papua LNG, que também inclui a Exxon Mobil Corp e a Oil Search, faz parte de um projeto de US $ 13 bilhões para dobrar as exportações de GNL do país.

“A Oil Search está empenhada em apoiar o operador da Papua LNG (Total SA) e do governo na resolução de quaisquer questões finais sobre o Acordo de Gás de GNL da Papua”, disse o executivo-chefe da Oil Search, Peter Botten, em comunicado.

As ações da empresa focada na Austrália, mas com foco em Papua Nova Guiné, subiram até 4% na segunda-feira, para 7,22 dólares, em comparação com a queda da maioria de seus pares listados.

O acordo foi acertado em abril, mas colocado em revisão depois que o primeiro-ministro, que o assinou, foi derrubado em uma votação parlamentar em maio, após uma crise política causada pelo descontentamento com a distribuição de recursos.

“O Estado reservou seus direitos para discutir uma pequena lista de assuntos a serem discutidos com os desenvolvedores”, disse Kua em um comunicado enviado por e-mail no domingo.

“Acreditamos que o que discutimos e concordamos é favorável e não afetará os termos gerais econômicos e fiscais do Acordo de Gás de GNL de Papua.”

Kua acrescentou que finalizar os detalhes não deve levar mais de duas semanas.

Veja também