A embarcação de levantamento pesado Saipem 7000 levantou o módulo Dvalin de 3.500 toneladas a bordo da plataforma Heidrun operada pela Equinor localizada no Mar da Noruega.
O campo Dvalin operado pela Wintershall Dea é um empreendimento de gás submarino ligado a Heidrun, a 15 quilômetros a noroeste no mar da Noruega.
O módulo para o desenvolvimento da Dvalin foi construído pelo estaleiro Aibel em Haugesund e entregue em julho. Cerca de 700 trabalhadores de estaleiro passaram dois anos e meio a construir o módulo dedicado ao tratamento de gases. Após a entrega, o módulo foi para o campo.
Wintershall Dea informou na terça-feira, 6 de agosto, que a operação de levantamento de três horas foi realizada em 3 de agosto, posicionando-se entre as plataformas mais pesadas de uma plataforma existente na história da plataforma continental norueguesa.
A operação de içamento foi realizada pelo navio pesado Saipem 7000. O módulo foi levantado da barcaça para a plataforma Heidrun ao longo de três horas.
“A equipe da Dvalin trabalhou de forma proposital para construir e instalar com segurança este módulo gigante no prazo e dentro do orçamento. É muito gratificante ver esse impressionante feito técnico realizado com sucesso e sem incidentes ”, disse Hugo Dijkgraaf, diretor de tecnologia (CTO) e membro da diretoria da Wintershall Dea.
Testemunhando o peso pesado a bordo do Saipem 7000, Anita Albriktsen, gerente de hospedagem da Topsides, disse: “Para aqueles de nós que acompanharam a construção do módulo, desde o primeiro corte de aço até a extração de 100.000 metros de cabo e soldagem de 3.700 articulações, para ver agora na Heidrun, foi uma ótima experiência ver o módulo sendo levantado no lugar. ”
O gás de Dvalin será transportado para a plataforma Heidrun através de um gasoduto de 15 quilômetros. De lá, ele será enviado para o sistema de transporte de gás da Polarled através de um gasoduto de 7,5 quilômetros, antes de ser posteriormente processado para gás seco no terminal de gás onshore de Nyhamna. Finalmente, o gás será transportado via Gassled para o mercado.
Wintershall Dea, como operadora, detém uma participação de 55% no projeto, enquanto seus parceiros Petoro e Edison detêm 35% e 10% de participação, respectivamente.