Musk quer mais petróleo no mundo (Wikimedia Commons)
“Neste momento, precisamos de mais petróleo e gás, não menos”, disse Musk na segunda-feira (29) durante uma conferência sobre energia na Noruega, acrescentando que ele não é ninguém para “demonizar” os combustíveis fósseis. Ao mesmo tempo, “devemos ter um caminho claro para um futuro energético sustentável”.
Elon Musk fez seus comentários enquanto a Europa enfrenta sua pior crise de energia em décadas, com a Rússia reduzindo as entregas de gás natural para a região e as interrupções de usinas nucleares na França minando ainda mais o fornecimento. Os preços de energia no atacado atingiram recordes nos últimos meses.
Os políticos da Europa já destinaram cerca de 280 bilhões de euros (US$ 278 bilhões) para aliviar a dor dos custos crescentes para empresas e consumidores, mas a ajuda corre o risco de ser diminuída pela escala da crise. A União Europeia convocará uma reunião de emergência dos ministros da energia para discutir soluções em todo o bloco.
Elon Musk disse que a transição para uma economia sustentável deve ser “o mais rápido possível”, acrescentando que o vento oceânico tem “um enorme potencial inexplorado” e que ele também é um defensor da energia nuclear.
“Se você tem uma usina nuclear bem projetada, não deve desligá-la – especialmente agora”, disse Musk.
Enquanto países como França, Espanha e Suécia apoiam a energia nuclear, a Alemanha – a maior economia da Europa – planeja fechar suas três usinas atômicas restantes até o final do ano. Embora a coalizão governante do país esteja sob pressão para prolongar sua vida operacional por causa da atual crise, o ministro da Economia, Robert Habeck, reiterou sua opinião de que a energia nuclear não é confiável em entrevista à Bloomberg.
A Noruega, anfitriã da conferência de energia do ONS onde Musk falou, está no meio de uma transição. O país, que obtém a maior parte de sua eletricidade de energia hidrelétrica, foi um dos primeiros a adotar carros elétricos graças a generosos incentivos governamentais e planeja vender apenas veículos livres de emissões até meados da década. Ao mesmo tempo, enriqueceu com o petróleo e usa um fundo soberano de US$ 1,2 trilhão para cobrir os déficits de gastos orçamentários.
A mudança para depender de eletricidade para o transporte requer mais materiais de bateria, incluindo ferro e lítio, com restrições provenientes de seu processamento para formas altamente purificadas, disse Musk. Essa indústria precisa se expandir massivamente para que células suficientes possam ser feitas para substituir a energia fornecida pelos combustíveis fósseis, acrescentou.
A Tesla fabrica produtos como carros elétricos, telhados solares e baterias que contribuem para a descarbonização dos setores de transporte e energia.
O objetivo da fabricante de veículos elétricos “sempre foi acelerar a sustentabilidade”, disse Musk. “Esse ainda é, de longe, nosso objetivo principal.”
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…