Elon Musk convidou todos nós a prestar um pouco mais de respeito à poderosa esfera que sustenta nosso planeta. Musk disse que o sol – esse “reator de fusão livre no céu” – pode alimentar uma civilização inteira.
A energia solar está em muitos dos planos de longo prazo de Musk e, à medida que o custo da tecnologia solar cai, o CEO da SpaceX , provavelmente investirá ainda mais, enviando uma mensagem poderosa para outros líderes empresariais e comunitários, ao redor do mundo. Os comentários de Musk também chamam a atenção para alguns fatos interessantes sobre a energia solar, bem como experimentos de fusão nuclear.
That free fusion reactor in the sky conveniently converts ~4 million tons of mass into energy every second. We just need to catch an extremely tiny amount of it to power all of civilization.
— Elon Musk (@elonmusk) October 16, 2020
Tecnicamente falando, o tweet de Musk está correto: o sol é um reator de fusão natural que produz quantidades incomensuráveis de energia. A Terra, que é protegida por uma atmosfera densa, mas habitável, possibilitada por nossa própria fonte de energia interna – o dínamo giratório de nosso núcleo de ferro fundido – é o único planeta interno com proteção adequada do sol.
Tratando-se de energia solar, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) através de seus estudantes investe em projetos que promovem o uso dessa fonte inesgotável, o mais recente case de sucesso da universidade envolveu 4 estudantes africanos que através de seu projeto querem capacitar mulheres para promover a instalação de energia solar onde vivem
Quando o assunto é o Elon Musk podemos esperar coisas grandiosas vindo pela frente, e é claro que num futuro próximo ‘teremos a corrida da energia solar’ onde todos querem ter um fatia desse mercado multimilionário