A Eletrobras obteve recentemente a autorização da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para iniciar os testes da usina eólica Coxilha Negra 2, localizada em Sant’Ana do Livramento, Rio Grande do Sul. Com investimento de mais de R$ 2 bilhões, o projeto é o maior em energia renovável em execução pela empresa. Programados para começar em fevereiro de 2024, os testes na usina de energia eólica serão essenciais para garantir a operação eficiente da planta, que faz parte da iniciativa da Eletrobras em expandir seu portfólio de geração limpa em 24 GW.
Testes na usina eólica Coxilha Negra serão iniciados ainda em fevereiro
A Eletrobras conquistou a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar os testes de operação da usina eólica Coxilha Negra 2, localizada em Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul. Possuindo sete unidades geradoras e uma capacidade total de 29,4 MW, o projeto conta com um investimento de mais de R$ 2 bilhões.
Com o recebimento do aval da Aneel, a fase de testes da Coxilha Negra 2 está agendada para começar na primeira quinzena de fevereiro de 2024, após aprovação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), sendo a principal etapa para garantir o pleno funcionamento da usina.
Após ser privatizada em 2022, a Eletrobras assumiu o compromisso de se tornar uma referência global em soluções renováveis, expandindo seu portfólio de geração limpa em 24 gigawatts (GW). A Coxilha Negra, com sua capacidade instalada de 302,4 MW, é o maior projeto de geração de energia renovável em andamento pela empresa.
Usina de energia eólica Coxilha Negra é a aposta da Eletrobras para o RS
O Parque Eólico Coxilha Negra é a grande aposta da Eletrobras para a região do Rio Grande do Sul em 2024. Ele conta com três conjuntos de usinas — Coxilha Negra 2, Coxilha Negra 3 e Coxilha Negra 4 – totalizando 72 aerogeradores. A subsidiária Eletrobras CGT Eletrosul está à frente das obras, com 24 turbinas eólicas sendo produzidas em Jaraguá do Sul (Santa Catarina) pela fabricante WEG.
Já os componentes dos aerogeradores, como rotor, gerador e nacele, são fabricados em Jaraguá do Sul e transportados por via terrestre até Sant’Ana do Livramento. As pás são produzidas no Ceará pela empresa Aeris, com transporte marítimo do Porto do Pecém até o Porto de Rio Grande e, em seguida, viagem terrestre até a usina. Com a aprovação da Aneel e o início em breve da fase de testes, a usina eólica Coxilha Negra está cada vez mais perto de se tornar um grande passo para a Eletrobras atingir seus objetivos sustentáveis nos próximos anos.
Outro ponto a destacar é que, no decorrer dos diversos estágios das obras, é estimado que ocorra a criação de 1.300 empregos diretos. Entretanto, as diferentes frentes de trabalho contam com a mobilização em campo de aproximadamente 1000 profissionais contratados pelas empresas prestadoras de serviços.
Conheça um pouco mais sobre a Eletrobras
A Eletrobras, ou Centrais Elétricas Brasileiras S.A., é uma das maiores empresas de energia elétrica da América Latina e a maior do setor no Brasil. Fundada em 1962, é uma empresa estatal de capital aberto, com sede no Rio de Janeiro. Seu objetivo principal é atuar na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em todo o território brasileiro.
Ao longo dos anos, a Eletrobras desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do setor elétrico do Brasil, participando ativamente de grandes projetos de geração de energia, como usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas, bem como na expansão da rede de transmissão de energia pelo país.