Home INDÚSTRIA Descoberta promissora: PRIO encontra indícios de petróleo no prospecto Maracanã, no Campo de Frade

Descoberta promissora: PRIO encontra indícios de petróleo no prospecto Maracanã, no Campo de Frade

PRIO anuncia descoberta significativa de petróleo na Bacia de Campos na segunda fase da revitalização do campo de Frade.

by Marcelo Santos
PRIO encontra indícios de petróleo no prospecto Maracanã, no Campo de Frade

A PetroRio S.A. (PRIO), empresa brasileira de exploração e produção de petróleo, anunciou que fez uma descoberta significativa de petróleo no prospecto Maracanã, localizado na Bacia de Campos. A descoberta foi feita como parte da segunda fase da revitalização do campo de Frade, que a PRIO opera desde 2019.

Poço explorado pela PRIO apresentou uma coluna de 36 metros de óleo

Segundo a empresa, o poço 3-PRIO-1-RJS apresentou uma coluna de 36 metros de óleo no objetivo primário (arenito do Eoceno), com rocha de 28% de porosidade e pressão inicial original. Também foi encontrado indício de óleo no objetivo secundário (arenito do Mioceno) com porosidade de 29%.

A descoberta é significativa para a PRIO, que detém 100% dos direitos de exploração e produção do campo de Frade, adquirido da Chevron em 2019. O campo produziu uma média de 13 mil barris de óleo equivalente por dia em abril deste ano, segundo dados da ANP.

PRIO planeja aprofundar os estudos técnicos após nova descoberta

Com a descoberta, a empresa planeja aprofundar os estudos técnicos em ambos os objetivos e pode perfurar mais um poço de extensão para delimitar a área e o volume das acumulações. Se comprovadas economicamente viáveis, as acumulações podem abrir caminho para mais uma frente de desenvolvimento no campo de Frade. Além do campo de Frade, a PRIO opera os campos de Polvo e Tubarão Martelo, na Bacia de Campos, e o campo de Manati, na Bacia de Camamu-Almada.

Outras notícias no setor de petróleo e gás: Brasil avança na produção de petróleo

Conforme a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção nacional de petróleo e gás no Brasil em março foi de 3,987 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/dia). A produção de petróleo no país em março foi de 3,115 milhões de barris diariamente (barris/dia), apresentando uma queda de 4,5% em relação a fevereiro, mas um avanço de 4,5% em comparação com março do ano passado.

A extração de gás natural teve uma queda de 5,5% em relação a fevereiro deste ano, atingindo 138,531 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia), porém, houve um aumento de 3,0% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Segundo a ANP, a queda da produção foi causada pelas paradas programadas nas unidades de produção Petrobras 77 (jazida de Búzios) e FPSO Guanabara (jazida de Mero), localizados no pré-sal da Bacia de Santos.

Petrobras, Equinor e Repsol investem US$ 9 bilhões em campo de petróleo

A Petrobras, juntamente com a norueguesa Equinor e a sino-espanhola Repsol Sinopec Brasil (RSB), aprovou o desenvolvimento do bloco BM-C-33, localizado no pré-sal da Bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro. O projeto envolve três descobertas de gás e óleo/condensado: Pão de Açúcar, SEAT e Gávea, e é esperado que recupere reservas de óleo e gás acima de 1 bilhão de barris de óleo equivalente (boe).

De acordo com informações da Equinor, o projeto tem potencial para suprir até 15% da demanda atual de gás fóssil do Brasil, o que seria suficiente para abastecer o mercado paulista do combustível fóssil. Com investimentos projetados de US$ 9 bilhões, o projeto deve começar a produzir petróleo e gás fóssil em 2028. A área é operada pela Equinor, que detém 35% de participação no consórcio, a RSB também possui 35% da sociedade, e a Petrobras, os 30% restantes.

PRIO

A PRIO (anteriormente conhecida como PetroRio) é uma empresa de capital aberto com sede no Brasil que se concentra na produção e exploração de petróleo e gás, além do investimento e recuperação de ativos em produção. A empresa é especializada em gerenciar eficientemente reservatórios e desenvolver campos maduros. Além disso, a PetroRio dedica-se à produção, exploração, comercialização e transporte de petróleo e gás natural.

Veja também