Demanda global de petróleo pode levar anos para se recuperar

A demanda global de petróleo levará pelo menos um ano – e provavelmente muito mais – para retornar aos níveis pré-crise de 100 milhões de barris por dia (bpd), disse Fatih Birol, diretor executivo da Agência Internacional de Energia (AIE). Gulf Intelligence em entrevista na quarta-feira.

O ritmo em que a demanda voltará dependerá principalmente do crescimento econômico global e da possibilidade de uma segunda onda de infecções por COVID-19, o que poderia garantir um retorno a bloqueios mais rígidos, disse Birol.

A AIE disse em seu Relatório do Mercado de Petróleo de abril que a pandemia de coronavírus havia eliminado uma década de crescimento da demanda de petróleo em meio às medidas de bloqueio sem precedentes em muitos países para conter a propagação do vírus. Em meados de abril, a AIE esperava que a demanda global de petróleo caísse 29 milhões de bpd em abril e um recorde de 9,3 milhões de bpd ano a ano em 2020.

Abril foi de fato um ‘abril negro’ para os mercados de petróleo e a indústria, Birol disse à Gulf Intelligence, recordando a primeira queda de todos os futuros do WTI Crude em território negativo.

A AIE, programada para divulgar seu Relatório do Mercado de Petróleo de maio na quinta-feira, continua vendo a demanda mundial de petróleo caindo este ano, apesar do abrandamento dos bloqueios em muitos países, segundo Birol.

Os números sobre demanda, oferta e excesso de oferta “ainda são muito preocupantes”, disse o chefe da AIE.

Questionado sobre o destino do patch de xisto dos EUA, que está reduzindo a produção de petróleo por razões econômicas devido aos preços insustentáveis ​​do petróleo, Birol expressou otimismo de que após a crise, quando a demanda voltar a alguma forma de normalidade, o xisto dos EUA voltará a subir.

“O xisto voltará, talvez devagar, mas acho que uma das lições a serem aprendidas nesse período é que será muito rápido escrever o obituário do óleo de xisto”, disse o chefe da AIE à Gulf Intelligence.

Bruna Carla

Apaixonada por gestão de pessoas, possuo ampla experiência no setor de Recrutamento e Seleção com foco em entrevista por competência, voltado para o setor offshore. Prestadora de serviço para várias empresas em Macaé. Graduada em Recursos Humanos pela UNIESSA, e MBA em Gestão de Pessoas pela FMU. brunacarla@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago