A Deltamarin, empresa de engenharia naval finlandesa, está se unindo à Louis Dreyfus Armateurs (LDA) para projetar três navios roll-on/roll-off (ROROs) movidos a energia eólica. Esses ROROs, encomendados pela Airbus como parte da renovação de sua frota, serão impulsionados por rotores Flettner e motores de duplo combustível, para reduzir as emissões de CO₂ em 50% até 2030. A parceria reforça o compromisso da Deltamarin com a sustentabilidade na indústria naval, além de garantir mais tecnologia para uma solução eficiente e ecológica para o transporte marítimo.
Novos ROROs da Airbus contarão com engenharia da Deltamarin
A gigante da engenharia naval Deltamarin, com sede na Finlândia, está entrando em um projeto inovador em parceria com a Louis Dreyfus Armateurs (LDA) para desenvolver novos navios roll-on/roll-off (ROROs) movidos a energia eólica. Esse projeto revolucionará o transporte de subconjuntos de aeronaves Airbus, garantindo um avanço na busca por soluções mais sustentáveis na indústria naval.
Além da LDA, a Wuchang Shipbuilding Industry Group Co Ltd. também está no projeto para projetar três ROROs voltados ao transporte eficiente de subconjuntos de aeronaves da Airbus. A construção desses navios atende à encomenda feita pela própria Airbus, como parte de seus investimentos para renovar sua frota.
Os navios ROROs serão impulsionados por uma combinação de seis rotores Flettner, uma tecnologia eólica avançada, e dois motores de duplo combustível, operando tanto com óleo diesel marítimo quanto e-metanol. Essa abordagem visa não apenas otimizar a eficiência do transporte, mas também reduzir as emissões de CO₂ em até 50% até 2030, quando comparado aos níveis de 2023.
A nova frota de navios movidos a energia eólica também será uma resposta às crescentes preocupações ambientais no transporte naval. Com uma meta de reduzir em larga escala as emissões de CO₂, a Deltamarin e a LDA estão demonstrando seu compromisso com práticas mais sustentáveis na indústria naval.
Deltamarin e LDA avançam no projeto dos navios movidos a energia eólica
A Deltamarin já havia colaborado com a LDA no projeto conceitual dos novos navios ROROs movidos a energia eólica. Agora, as companhias avançam para a fase de projeto básico e detalhado em parceria com o estaleiro Wuchang, solidificando ainda mais a presença da Deltamarin na China. Cada um dos novos ROROs transatlânticos terá uma capacidade significante, quando comparados à frota atual do mercado marítimo.
Eles poderão transportar, cada, cerca de setenta contentores de 40 pés e seis conjuntos de subconjuntos de aeronaves de corredor único. Essa expansão de capacidade é mais um passo de expansão tecnológica em relação aos navios de carga convencionais, refletindo o compromisso da LDA e Deltamarin em atender às demandas de transporte de carga.
Com a construção, propriedade e operação dos navios nas mãos da LDA, a previsão é que esses ROROs estejam prontos para operação a partir de 2026. Essa iniciativa não apenas redefine os padrões de eficiência no transporte marítimo, mas também reforça a posição da Deltamarin como uma das líderes mundiais no mercado da sustentabilidade nesse segmento.
Recentemente, a Deltamarin assinou um contrato com a China Merchants Jinling Shipyard (Jiangsu) Co., Ltd para o projeto e engenharia da próxima geração de Pure Car & Truck Carriers (PCTCs) da Wallenius Wilhelmsen. Esse projeto abrange não apenas quatro unidades confirmadas, mas também até oito opcionais de PCTCs bicombustíveis de metanol, destacando ainda mais a posição de liderança da Deltamarin na indústria naval sustentável.
Os navios a serem construídos pela China Merchants Jinling Shipyard serão preparados para a conversão para amônia no futuro. Essa flexibilidade representa um passo importante na exploração de combustíveis alternativos. Assim, com o novo projeto dos navios ROROs movidos a energia eólica em parceria com a LDA, a Deltamarin está traçando seu caminho rumo à sustentabilidade.