ARTIGOS

Crescimento do PIB da Argentina desacelerou no primeiro trimestre com a redução das exportações

A economia da Argentina e o PIB, Produto Interno Bruto, apresentaram leves contrações durante o primeiro trimestre do ano de 2022, informa o governo. De acordo  com  os Ministérios do país, estima-se que esta queda tenha acontecido devido ao fato de que o setor agrícola está com uma produtividade menor  contraída pela baixa exportação. 

O PIB teve alta de ao menos 0,9% em relação ao trimestre anterior. Já em relação a economia no geral, teve alta de ao menos 6% em relação ao mesmo período do ano passado. O país vem enfrentando alta da inflação tendo em vista os elevados preços cobrados pela energia elétrica e o déficit energético mundial, que fez com que o petróleo voltasse a ser contado a mais de 100 dólares e o carvão tivesse alta de 103% em apenas um ano. A guerra que acontece entre a Ucrânia e a Rússia faz com que os países em desenvolvimento, como os argentinos, fiquem profundamente prejudicados. 

A inflação do país superou a faixa de 60% e especialistas acreditam que um dos motivos que fez com que voltasse a se elevar foi  fato do presidente, de esquerda, estar fornecendo  grandes quantidades de verbas públicas para o fornecimento de programas sociais a fim auxiliar a população a não ficar desamparada durante a pandemia. O governo teria fornecido benefícios sociais semelhantes aos pagos pelo Brasil, como é o caso do Auxílio Emergencial e Vale Gás. 

Apesar dos dados relativamente negativos, o governo vem prevendo que terão um crescimento de cerca de 7% ao ano. Além disso, os economistas privados terão desenvolvimento na faixa de 3,3% ao ano. Essa é a primeira vez, em duas décadas, que os argentinos estão registrando por dois anos seguidos, alta do PIB, Produto Interno Bruto.  Enquanto isso, é importante salientar que as taxas de desemprego do país estão por volta de 7%, ainda menores que as do Brasil. 

Consumo privado também impacta o PIB da Argentina

O consumo privado teve alta de 0,3% enquanto o público aumentou 0,7% durante o trimestre passado na Argentina, e isso impactou, de acordo com o Poder 360, o Produto Interno Bruto do país. 

Um dos setores que mais otimizou a economia durante o começo de ano foi o de hotelaria, que representou uma enorme parcela do Produto Interno Bruto de ao menos 33%. A indústria extrativista teve uma parcela de ao menos 14% enquanto o de transportes e logística esteve por volta de 12%, mesmo com a alta do diesel e da gasolina abalando também o país vizinho. 

Daiane

Jornalista e redatora SEO com vasta experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!

Compartilhe
Publicado por
Daiane

Postagens Recentes

Oportunidades de Emprego na Ipiranga: Confira as vagas disponíveis em diversas regiões do Brasil

A Ipiranga, uma das maiores empresas do setor de combustíveis no Brasil, está com diversas…

14 horas ago

White Martins está com vagas de emprego abertas para Assistentes, Operadores, Técnicos e outros profissionais de todo o Brasil

A White Martins, empresa líder no segmento de gases industriais e medicinais, está expandindo suas…

14 horas ago

Japão inova com primeiro navio de transporte de energia elétrica do mundo

A PowerX, uma startup inovadora com sede em Tóquio, acaba de lançar um conceito revolucionário…

15 horas ago

Luxemburgo oferece mais de 3.100 empregos com salários de até € 5.000 euros. As oportunidades não exigem faculdade

Luxemburgo, conhecido por sua alta qualidade de vida e posição entre os países mais ricos…

15 horas ago

Fábrica inovadora visa combater crise climática ao transformar carbono dos oceanos

Na zona oeste de Singapura, um projeto inovador está em andamento, prometendo revolucionar a batalha…

15 horas ago

Desconto na conta de luz: O segredo da energia solar por assinatura

A energia solar é uma alternativa sustentável e econômica para muitos consumidores. Em Mato Grosso…

15 horas ago