Home DESTAQUE COSCO Shipping inicia construção do seu segundo navio porta-contêineres elétrico, rumo a um futuro mais sustentável

COSCO Shipping inicia construção do seu segundo navio porta-contêineres elétrico, rumo a um futuro mais sustentável

A COSCO está investindo na construção do seu novo navio porta-contêineres elétrico para diversificar sua presença no mercado global.

by Redação Petrosolgas
A COSCO está investindo na construção do seu novo navio porta-contêineres elétrico para diversificar sua presença no mercado global.

A companhia marítima multinacional COSCO Shipping anunciou o início do projeto de construção do seu segundo navio porta-contêineres elétrico. A cerimônia de abertura da construção aconteceu no último dia 8 de maio, contando com os principais representantes da empresa marítima. O projeto está sendo realizado pela COSCO Shipping Heavy Industry, na China, sendo uma das principais apostas para o futuro do mercado de navegação global.

Projeto de construção do segundo navio porta-contêineres elétrico da multinacional chinesa é iniciado

A gigante marítima chinesa iniciou a construção de seu segundo porta-contêineres elétrico. A embarcação, com conclusão prevista para os próximos anos, será um dos maiores porta-contêineres elétrico do mundo. O novo navio, que está sendo construído na COSCO Shipping Heavy Industry em Yangzhou, na China, terá capacidade para 700 TEU e será alimentado por um sistema de propulsão elétrica a bateria.

Alimentado por baterias portáteis do tamanho de contêineres, o navio é uma embarcação de rota fluvial/costeira específica de 10.000 DWT. Além disso, o novo navio porta-contêineres elétrico possui um comprimento de 119,8 metros, uma viga moldada de 23,6 metros e um calado projetado de 5,5 metros.

O navio está equipado com dois motores de propulsão principais de 900kW, que são alimentados por um sistema de propulsão elétrico a bateria. O sistema de propulsão elétrica por bateria é um grande avanço para a indústria naval. Os sistemas de propulsão elétrica são mais eficientes do que os motores a diesel tradicionais e produzem zero emissões. Isso torna os porta-contêineres elétricos uma opção mais sustentável para o transporte de mercadorias em todo o mundo.

Com o início da construção do seu segundo navio porta-contêineres elétrico, fica evidente que a companhia marítima COSCO Shipping está dando mais um passo na corrida pela sustentabilidade, ao procurar investir no mercado da descarbonização.

COSCO Shipping acompanha busca por eletrificação da sua frota de navios

A construção do novo navio faz parte dos esforços da COSCO Shipping para reduzir seu impacto ambiental. A COSCO Shipping não é a única empresa de navegação que está investindo em porta-contêineres elétricos. Outras empresas, como Maersk e CMA CGM, também anunciaram planos para investir em porta-contêineres elétricos nos próximos anos.

O desenvolvimento de porta-contêineres elétricos é um grande avanço para a indústria naval. Os sistemas de propulsão elétrica são mais eficientes do que os motores a diesel tradicionais e produzem zero emissões.

A construção do segundo navio porta-contêineres elétrico da COSCO Shipping é um marco significativo para a indústria naval. É um sinal de que a indústria leva a sério a redução de seu impacto ambiental e, principalmente, que a empresa caminha para um futuro mais sustentável.

Sobre a COSCO Shipping

A COSCO Shipping Corporation Limited (COSCO) é uma companhia marítima estatal chinesa com sede em Xangai. É a maior companhia marítima da China e a terceira maior companhia marítima do mundo. A COSCO possui uma frota de mais de 1.000 embarcações e opera em mais de 100 países e regiões.

A companhia foi fundada em 1961 como China Ocean Shipping Company. A empresa foi renomeada para COSCO Shipping Corporation Limited em 2016. A COSCO é uma das principais empresas do setor de transporte marítimo global. É a detentora do maior porta-contêineres do mundo em capacidade e o segundo maior graneleiro seco do mundo em capacidade. A COSCO também opera uma frota de petroleiros, transportadores de gás natural liquefeito (GNL) e outras embarcações.

Agora, a COSCO investe no projeto de construção do seu segundo navio porta-contêineres elétrico para diversificar sua presença no mercado global.

Veja também