A Corio pretende desenvolver os cinco projetos de energia eólica offshore, sujeitos à finalização da documentação e aprovações regulatórias, ao lado da empresa brasileira de geração de energia Servtec. A Corio e a Servtec pretendem solicitar arrendamentos para os cinco projetos de fundo fixo nas áreas marítimas do nordeste, sudeste e sul do país, variando de cerca de 500 MW a mais de 1,2 GW em capacidade instalada.
Os projetos incluem o parque eólico Costa Nordeste de 1,2 GW na costa nordeste do Brasil, o parque eólico Vitória de 495 MW na costa sudeste do Brasil e os 1,2 GW Guarita, o projeto de 1,2 GW e o 1.170 MW denominado de Rio Grandes localizados na costa sul do Brasil.
As empresas trabalham juntas há mais de 18 meses para analisar novas oportunidades no mercado brasileiro. A sua análise conjunta das áreas marinhas do país e as considerações técnicas e ambientais levaram as empresas a selecionarem estes cinco locais para avançar no desenvolvimento.
”O Brasil é abençoado com imensos recursos eólicos ao longo de sua costa, oferecendo uma nova fonte vital de energia limpa, acessível e confiável. Vemos uma grande oportunidade para aproveitar a energia eólica oceânica do Brasil, trazendo investimentos econômicos e empregos verdes para o país”, disse Jonathan Cole, CEO da Corio Generation.
”Este é um dia histórico para Corio, marcando a entrada de nossa empresa nas Américas. Como desenvolvedora especialista em energia eólica offshore, com forte experiência industrial e profundo acesso a capital de longo prazo, a Corio tem o prazer de fazer parceria com a Servtec, uma das mais respeitadas desenvolvedoras de geração renovável do Brasil.”
O anúncio ocorre logo aós o governo federal estabelecer planos para diversificar o mix de energia renovável do país, liberando a capacidade eólica offshore do litoral. Um decreto de janeiro introduziu um novo marco regulatório para a energia eólica offshore e entrou em vigor desde junho deste ano.
Com velocidades de vento favoráveis ao longo de sua vasta costa, o Brasil é visto como um novo e importante mercado de crescimento para a energia eólica offshore. Os fatores que impulsionam a demanda incluem a necessidade de identificar novas fontes de energia renovável de baixo custo, bem como o aumento da demanda de eletricidade em áreas costeiras densamente povoadas.
Lauro Fiuza Neto , sócio-gerente da Servtec Energia, disse: “É uma honra para a Servtec unir forças com a Corio para apoiar a energia eólica offshore no Brasil. Como um participante de longa data no setor de energia renovável, lideramos esforços para construir o que hoje é um mercado de energia eólica onshore de 22 GW. Estamos empolgados em embarcar novamente em uma jornada para criar uma fonte complementar de energia limpa para o Brasil em direção à economia de baixo carbono do futuro.”
A Corio Generation é uma empresa de portfólio do Green Investment Group da Macquarie, operando de forma independente. Lançado em abril de 2022, o Corio já possui um dos maiores portfólios de desenvolvimento eólico offshore do mundo, agora com mais de 20 GW.
O Hospital Albert Einstein, referência no setor de saúde, está com vagas de emprego abertas…
A Alupar, referência no setor de energia, está com vagas de emprego abertas para diversos…
A Amaggi possui novas vagas de emprego disponíveis para profissionais de vários perfis e estados.…
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu as inscrições para o Processo Seletivo 2025, oferecendo…
A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) abriu o concurso público para preenchimento…
O SUV Citroën C3 Aircross, modelo de sete lugares fabricado no Brasil, foi recentemente avaliado…