usinas eólicas em alto mar - imagem: WEidcraft/Divulgação
A Corio pretende desenvolver os cinco projetos de energia eólica offshore, sujeitos à finalização da documentação e aprovações regulatórias, ao lado da empresa brasileira de geração de energia Servtec. A Corio e a Servtec pretendem solicitar arrendamentos para os cinco projetos de fundo fixo nas áreas marítimas do nordeste, sudeste e sul do país, variando de cerca de 500 MW a mais de 1,2 GW em capacidade instalada.
Os projetos incluem o parque eólico Costa Nordeste de 1,2 GW na costa nordeste do Brasil, o parque eólico Vitória de 495 MW na costa sudeste do Brasil e os 1,2 GW Guarita, o projeto de 1,2 GW e o 1.170 MW denominado de Rio Grandes localizados na costa sul do Brasil.
As empresas trabalham juntas há mais de 18 meses para analisar novas oportunidades no mercado brasileiro. A sua análise conjunta das áreas marinhas do país e as considerações técnicas e ambientais levaram as empresas a selecionarem estes cinco locais para avançar no desenvolvimento.
”O Brasil é abençoado com imensos recursos eólicos ao longo de sua costa, oferecendo uma nova fonte vital de energia limpa, acessível e confiável. Vemos uma grande oportunidade para aproveitar a energia eólica oceânica do Brasil, trazendo investimentos econômicos e empregos verdes para o país”, disse Jonathan Cole, CEO da Corio Generation.
”Este é um dia histórico para Corio, marcando a entrada de nossa empresa nas Américas. Como desenvolvedora especialista em energia eólica offshore, com forte experiência industrial e profundo acesso a capital de longo prazo, a Corio tem o prazer de fazer parceria com a Servtec, uma das mais respeitadas desenvolvedoras de geração renovável do Brasil.”
O anúncio ocorre logo aós o governo federal estabelecer planos para diversificar o mix de energia renovável do país, liberando a capacidade eólica offshore do litoral. Um decreto de janeiro introduziu um novo marco regulatório para a energia eólica offshore e entrou em vigor desde junho deste ano.
Com velocidades de vento favoráveis ao longo de sua vasta costa, o Brasil é visto como um novo e importante mercado de crescimento para a energia eólica offshore. Os fatores que impulsionam a demanda incluem a necessidade de identificar novas fontes de energia renovável de baixo custo, bem como o aumento da demanda de eletricidade em áreas costeiras densamente povoadas.
Lauro Fiuza Neto , sócio-gerente da Servtec Energia, disse: “É uma honra para a Servtec unir forças com a Corio para apoiar a energia eólica offshore no Brasil. Como um participante de longa data no setor de energia renovável, lideramos esforços para construir o que hoje é um mercado de energia eólica onshore de 22 GW. Estamos empolgados em embarcar novamente em uma jornada para criar uma fonte complementar de energia limpa para o Brasil em direção à economia de baixo carbono do futuro.”
A Corio Generation é uma empresa de portfólio do Green Investment Group da Macquarie, operando de forma independente. Lançado em abril de 2022, o Corio já possui um dos maiores portfólios de desenvolvimento eólico offshore do mundo, agora com mais de 20 GW.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…