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Coreia do Norte anuncia lançamento do seu primeiro carro elétrico com mais de 700 km de autonomia

A Coreia do Norte é famosa por seu regime autoritário, aversão às nações ocidentais e fronteiras rigidamente fechadas, tornando quase impossível entrar ou sair do país. No entanto, ocasionalmente, o resto do mundo consegue vislumbrar o que está acontecendo nesse território isolado. Recentemente, um novo carro elétrico está ganhando destaque nas ruas de Pyongyang, a capital norte-coreana, prometendo ser uma inovação revolucionária. Mas será que o primeiro carro elétrico da Coreia do Norte é verdadeiro?

O lançamento do primeiro carro elétrico da Coreia do Norte

Os vídeos que vazam ocasionalmente da Coreia do Norte mostram uma diversidade surpreendente de carros na capital, incluindo modelos com especificações americanas que, teoricamente, deveriam ser evitados pelas autoridades de alto escalão. No entanto, a mais recente novidade é o Madusan EV, um sedã elétrico de quatro portas que promete ser uma verdadeira revolução no mercado automobilístico local.

O Madusan EV está sendo exibido no Madusan Electric Vehicle Exhibition Center, na Hwasong Street, em Pyongyang. De acordo com a mídia estatal norte-coreana, este carro é rápido, confortável e possui uma autonomia impressionante de até 720 quilômetros com uma carga completa. Mas será que essas afirmações são verdadeiras?

Desvendando o primeiro carro elétrico da Coreia do Norte

Embora a propaganda estatal apresente o Madusan EV como uma inovação local, a realidade parece ser bem diferente. O veículo, na verdade, é um BYD Han, fabricado na China, que tem uma autonomia real de 520 quilômetros, conforme a classificação WLTP. Mesmo com a melhor das intenções, o carro não consegue percorrer os 720 quilômetros anunciados pelo governo norte-coreano.

Essa discrepância não é surpreendente, considerando a estreita relação política e comercial entre a China e a Coreia do Norte. Os veículos elétricos chineses chegaram ao país através da Madusan Economic Federation, uma organização norte-coreana de comércio exterior criada em 2018, que lida com a gestão de energia e recursos, fabricação de smartphones e outras atividades semelhantes.

Realidade ou propaganda?

O primeiro carro elétrico da Coreia do Norte, portanto, não passa de um modelo importado da China. A Madusan Economic Federation importou esses carros da China, mas quem realmente vai comprá-los é uma questão em aberto. A maioria da população norte-coreana mal consegue se sustentar e apenas metade tem acesso à eletricidade, muito menos a carregadores rápidos de corrente contínua necessários para os veículos elétricos.

A introdução de veículos elétricos na Coreia do Norte levanta muitas questões sobre o futuro da mobilidade no país. Apesar das dificuldades, é possível que alguns desses carros cheguem às mãos dos líderes do partido, que já demonstraram uma preferência por SUVs Toyota e sedãs Mercedes-Benz no passado. Os famosos 1.000 Volvo 144, que nunca foram pagos, ainda são uma visão comum nas ruas da capital.

Um passo interessante na história automobilística da Coreia

A história do primeiro carro elétrico da Coreia do Norte é, no mínimo, intrigante. Embora a propaganda estatal tente pintar uma imagem de inovação e progresso, a realidade mostra um cenário bem diferente. O Madusan EV, na verdade, é um carro chinês disfarçado, levantando dúvidas sobre a veracidade das afirmações feitas pelo governo norte-coreano.

Seja como for, a introdução do Madusan EV é um passo interessante na história automobilística da Coreia do Norte, mesmo que seja apenas uma peça de propaganda. O país continua sendo um enigma para o resto do mundo, e histórias como essa só aumentam a curiosidade sobre o que realmente acontece por trás das fronteiras fechadas do regime de Kim Jong-un.

No fim das contas, a Coreia do Norte ainda tem um longo caminho a percorrer antes de se tornar um jogador sério no mercado de carros elétricos. Mas, pelo menos por enquanto, o Madusan EV servirá como um símbolo da tentativa do país de acompanhar o resto do mundo, mesmo que seja apenas na aparência.

Marcelo Santos

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