Com uma tecnologia que parece de outro mundo, a Siemens Gamesa cria pás recicláveis para serem utilizadas no Parque eólico offshore na Alemanha. Mesmo sendo algo inovador, essa ideia, que visa a reciclagem dos aerogeradores, não é algo inédito. No entanto, seu diferencial e trouxe expectativas ao setor de Energia Renovável foi o fato de conseguir separar alguns materiais, de modo que possam ser reutilizados posteriormente. Fazendo com que empresas de outros setores sejam beneficiadas com essas futuras produções.
Siemens Gamesa desenvolve tecnologia conhecida como RecyclableBlades capaz de alimentar, com energia verde, 400 mil casas anualmente
Mesmo ainda não ter sido colocado para funcionar de forma completa, o novo parque eólico Kaskasi, da companhia alemã RWE, está localizado a uma distância de 35 quilômetros da ilha de Heligoland, na Alemanha.
Após ter anunciado a novidade, a Siemens Gamesa está dando o que falar pelo projeto inovador. Afinal, além de promover a Energia Renovável, essas pás são totalmente recicláveis. Sendo assim, após o seu tempo útil de vida, haverá como dar outro destino para elas, de forma que não seja o descarte incorreto.
No momento, dentre as 38 turbinas feitas para produzirem energia, somente 9 estão em pleno funcionamento. Conforme dito antes, esse projeto já fora executado anteriormente por outras empresas do setor. No entanto, nenhuma delas conseguia reciclar as pás por completo. Fazendo com que a tecnologia RecyclableBlades da Siemens Gamesa usadas nas turbinas, fossem algo inédito e inovador.
O que poderá ser feito com as pás das turbinas quando chegarem ao final de sua vida útil?
Por ser algo inédito, ainda é necessário que alguns testes sejam realizados, para confirmar com 100% de precisão. Entretanto, acredita-se que, as pás das turbinas que se encontram no parque eólico Kaskasi, irão ter que serem submetidas em alguns processos para que a madeira, a resina, as fibras e demais componentes sejam separados.
Quando a separação tiver sido concluída com sucesso, poderão ser úteis e usados em outros setores industriais, tais como em molduras ou malas. Fazendo com que essa tecnologia beneficie não somente a companhia, assim como, o meio ambiente, economia e demais setores.
Para evitar perder tempo, os testes necessários serão realizados no próprio complexo eólico. Dessa forma, a Siemens irá observar a funcionalidade enquanto gera energia renovável. Caso obtenha resultados positivos, esse será um grande passo para deixar a energia verde ainda mais sustentável.
Ao todo, o Complexo Eólico Kaskasi da RWE terá o equivalente a 81 metros de cumprimento. Onde serão instaladas um total de 38 turbinas para geração de energia renovável. No entanto, nem todas elas irão possuir a tecnologia RecyclableBlades, desenvolvida pela Gamesa.
Mas, mesmo assim, quando todo o parque entrar em operação, acredita-se que cerca de 400 mil casas serão beneficiadas ao longo do ano com essa geração de energia verde. O prazo estipulado para o funcionamento total é até dezembro de 2022, caso não surja nenhum imprevisto que atrapalhe os planos.