O proprietário e operador de navios-tanque com sede na Noruega, Knutsen NYK Offshore Tankers AS (KNOT), encomendou outro navio-tanque para fretamento por tempo com a gigante brasileira de petróleo e gás Petrobras. Dessa forma, a empresa está com grandes expectativas quanto ao futuro do mercado de óleo e gás internacional. A construção do navio-tanque ficará por conta do estaleiro chinês Cosco Shipping Heavy Industry, conhecido pelo sucesso nos projetos de embarcações para o mercado de petróleo.
Petrobras firma parceria para afretamento de novo navio-tanque da companhia norueguesa KNOT, que será construído pela Cosco Shipping Heavy Industry
Em 21 de novembro, a KNOT assinou um contrato com o estaleiro chinês Cosco Shipping Heavy Industry (Zhoushan) para a construção de um navio-tanque Suezmax de posicionamento dinâmico (DP2) de 154.000 m³.
De acordo com a companhia norueguesa KNOT, o navio-tanque será entregue à estatal já no ano de 2025, após a finalização do projeto de construção no estaleiro chinês Cosco Shipping Heavy Industry.
Dessa forma, o navio-tanque estará sob a administração e operação da companhia estatal Petrobras pelos próximos 15 anos, como acordado no contrato entre as empresas.
Essa não é a única parceria entre as companhias para o futuro do mercado de petróleo e gás nacional. A KNOT possui um acordo para a entrega de outro navio-tanque para a Petrobras, que entrará em operação por volta do ano de 2024.
Com o pedido mais recente, o Knutsen Group terá um total de 26 novas construções em construção, tanto de gás natural liquefeito (GNL) quanto de navios aliviadores.
Enquanto isso, a Petrobras deu as boas-vindas a três navios-tanque Suezmax DP2 que foram fretados da AET, uma unidade de logística de petróleo com sede em Cingapura da MISC Berhad da Malásia.
A primeira dessas embarcações, Eagle Colatina, construída para afretamento da Petrobras, foi nomeada em março de 2022. A Samsung Heavy Industries (SHI) entregou o segundo, Eagle Cambe, em 31 de maio de 2022.
O terceiro e último petroleiro — Eagle Crato — foi nomeado e entregue no final de julho deste ano.
Com a última embarcação, construída pelo estaleiro chinês Cosco Shipping Heavy Industry e entregue pela KNOT, a estatal conseguirá expandir ainda mais as suas campanhas de exploração no território nacional.
Saiba mais sobre a companhia norueguesa KNOT
A KNOT é uma joint venture da TS Shipping Invest (TSSI) e da Nippon Yusen Kabushiki Kaisha (NYK), criada em 2010 após a aquisição de 50 por cento da frota-tanque pela NYK.
A Knutsen NYK Offshore Tankers (KNOT) é a proprietária e operadora independente líder de mercado de navios aliviadores no mundo. A KNOT é uma empresa de navegação industrial totalmente integrada. Isso significa que a companhia controla e gerencia toda a sua cadeia de valor de atividades. Isso inclui novas construções, fretamento, verificação, tripulação, gerenciamento técnico e comercial, financiamento, aquisição e administração geral.
A empresa oferece navios-tanque avançados em fretamentos de longo prazo para fretamentos de primeira classe. Está atualmente empenhada em operar as embarcações com segurança, a fim de evitar qualquer dano aos marinheiros ou ao meio ambiente.
Conheça o estaleiro Cosco Shipping Heavy Industry
A Cosco Shipping Heavy Industry é uma grande empresa da indústria pesada para construção/reparo/conversão/demolição naval e offshore e serviço de apoio marítimo, estabelecida em dezembro de 2016, em Xangai.