Home INDÚSTRIA Companhia chinesa assina contrato para construir os quatro maiores navios do mundo para transportar amônia

Companhia chinesa assina contrato para construir os quatro maiores navios do mundo para transportar amônia

A expectativa de ambas as empresas é que os novos navios impulsionem o transporte de amônia do mercado global.

by Redação Petrosolgas
A expectativa de ambas as empresas é que os novos navios impulsionem o transporte de amônia do mercado global.

A Cingapura Eastern Pacific Shipping (EPS) e a Jiangnan Shipbuilding, subsidiária da China State Shipbuilding Corporation (CSSC) estão com um novo contrato em andamento. A parceria foi firmada para a construção de 4 novos navios VLACs, que serão os maiores transportadores de amônia do mundo, conforme o projeto. Os navios terão uma incrível capacidade de 93.000 metros cúbicos.

EPS e Jiangnan Shipbuilding se unem em novo contrato para construção de navios transportadores de amônia

A empresa de navegação de EPS e a Jiangnan Shipbuilding, subsidiária da CSSC, assinaram um contrato para a construção de quatro Very Large Ammonia Carriers (VLAC) com capacidade de 93.000 metros cúbicos. Os navios serão os maiores transportadores de amônia do mundo e devem ser entregues nos próximos anos. Eles serão usados para transportar amônia para uso como combustível limpo em uma variedade de aplicações, incluindo geração de energia, aquecimento e transporte.

“A amônia verde é considerada o combustível alternativo mais promissor para a indústria naval para alcançar emissão zero de carbono. Espera-se que as crescentes demandas de combustível de amônia continuem aumentando, o que criará mais pedidos para transportadores de amônia de longa distância, e Jiangnan tem trabalhado ativamente com parceiros da indústria marítima para promover o desenvolvimento de transporte de gás líquido de emissão zero”, disse Jiangnan Shipyard.

O contrato é um marco significativo para o desenvolvimento da amônia como combustível limpo. A amônia é um combustível de carbono zero que pode ser produzido a partir de fontes renováveis. É também um combustível versátil que pode ser usado em uma variedade de aplicações, garantindo mais compromisso ambiental.

Espera-se que a construção dos quatro VLACs impulsione o desenvolvimento do mercado de amônia. O projeto do VLAC de 93.000 metros cúbicos ficou conhecido como Panda 93A e será a principal aposta para os mercado marítimo durante os próximos anos, conforme as empresas.

O Panda 93A é derivado do modelo VLGC de quarta geração desenvolvido e projetado pela Jiangnan. Ele mede 230 metros de comprimento total, 36,6 metros de boca moldada, 22,5 metros de profundidade moldada, com um calado estrutural de 13,0 metros. Além disso, as embarcações também possuem uma classificação do Lloyd’s Register of Shipping.

Projeto da EPS e Jiangnan Shipbuilding pode impulsionar o mercado de amônia

A companhia de construção naval destacou a atenção especial dada ao projeto do tanque neste navio, devido à densidade mais alta da amônia líquida em comparação com o gás liquefeito de petróleo convencional. O tanque de líquido foi reforçado para acomodar essa diferença, assegurando um desempenho equilibrado durante o carregamento de diversas cargas líquidas com pesos diferentes. Assim, o design e a estrutura dos novos navios VLACs garantem uma qualidade operacional maior.

O desenvolvimento do projeto de construção dos novos navios VLACs da EPS junto à Jiangnan Shipbuilding pode garantir um impulsionamento do mercado de amônia em todo o mundo. A demanda por esse combustível renovável deve crescer rapidamente nos próximos anos.

Isso se deve ao crescente foco na descarbonização no setor naval, bem como à crescente disponibilidade de energia renovável. O desenvolvimento de navios de transporte de longa distância para amônia verde é um grande passo na descarbonização do setor de transporte marítimo. Esses navios ajudarão a tornar a amônia verde uma opção mais viável para os proprietários de navios e ajudarão a reduzir o impacto ambiental do transporte marítimo.

Dessa forma, o projeto de construção dos quatro navios é um passo significativo para o desenvolvimento da amônia como combustível limpo. É também um sinal do crescente interesse das companhias da indústria naval, como a EPS e a Jiangnan Shipbuilding, no futuro do segmento em todo o mundo. 

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