O vento é uma força natural, que é capaz de gerar eletricidade ou uma força mecânica, conhecida como energia eólica.
O que é energia eólica?
A energia eólica é a energia renovável mais madura e desenvolvida. Gera eletricidade através do vento, usando a energia cinética produzida pelo efeito das correntes de ar. É uma fonte de energia limpa e renovável, que reduz a emissão de gases de efeito estufa e preserva o meio ambiente.
A energia eólica tem sido usada desde a antiguidade para mover barcos movidos por velas ou para operar a máquina de moinhos para mover suas pás. Desde o início do século XX, produz energia através de turbinas eólicas. O vento impulsiona uma hélice e, através de um sistema mecânico, gira o rotor de um gerador que produz eletricidade.
Turbinas eólicas são frequentemente agrupadas em parques eólicos para aproveitar melhor a energia, reduzindo o impacto ambiental. As máquinas têm uma vida útil de vinte anos.
Então, como as turbinas eólicas produzem eletricidade?
Como a energia eólica funciona? Em termos simples, uma turbina eólica funciona como o oposto de um ventilador. Em vez de usar eletricidade para fazer vento, como um ventilador, as turbinas eólicas usam o vento para produzir eletricidade. O vento gira as pás, que giram um eixo, que se conecta a um gerador e produz eletricidade. Veja a animação das turbinas eólicas para ver como funciona uma turbina eólica ou olhe para dentro.
O vento é uma forma de energia solar e é resultado do aquecimento desigual da atmosfera pelo sol, das irregularidades da superfície da Terra e da rotação da Terra. Os padrões e velocidades do fluxo de vento variam muito no Brasil e são modificados por corpos de água, vegetação e diferenças de terreno. Os humanos usam esse fluxo de vento, ou energia de movimento, para muitos propósitos: velejar, empinar pipas e até gerar eletricidade.
O termo energia eólica descreve o processo pelo qual o vento é usado para gerar energia mecânica ou eletricidade. As turbinas eólicas convertem a energia cinética do vento em energia mecânica. Essa energia mecânica pode ser usada para tarefas específicas (como moer grãos ou bombear água) ou um gerador pode converter essa energia mecânica em eletricidade.
Quanta eletricidade pode criar uma turbina eólica?
Isso depende muito da velocidade do vento e do tipo de turbina que está sendo usada. A maioria das turbinas eólicas terrestres tem uma capacidade de 2-3MW (mas podem chegar a 9MW!), O que pode produzir mais de 6 milhões de kWh por ano – o suficiente para abastecer cerca de 1.500 residências com eletricidade.
Para obter o máximo de eletricidade de uma turbina eólica, ela precisa estar idealmente localizada para um vento ideal. Os melhores sites tendem a estar no topo de uma colina.
Até certo nível, mais eletricidade é gerada – as turbinas se auto-regulam para evitar danos. De fato, quando a velocidade do vento é dobrada, a produção de eletricidade sobe oito vezes.
Qual a eficiência da turbina geradora de energia eólica?
Algumas pessoas afirmam que as turbinas eólicas são ineficientes, mas isso não é necessariamente verdade. Uma turbina eólica é tipicamente 30-45% eficiente e pode ser 50% eficiente nos horários de pico! Se isto soa baixo para você, então considere que estas turbinas foram 100% eficientes, então o vento poderia parar após passar pelas turbinas.Além disso, as turbinas eólicas produzem eletricidade em cerca de 70-80% do tempo, tornando-as uma excelente fonte de energia ao longo do ano.
A energia eólica no Brasil
Nesta parte da costa do Atlântico, o vento sopra constantemente e em uma direção consistente, dando ao Brasil um fluxo constante de produção de energia. O país é hoje o oitavo maior produtor mundial de energia eólica, de acordo com o Global Wind Energy Council, uma associação comercial, com parques eólicos operados pela Weg, Siemens Gamesa, Wobben Windpower, entre outras empresas. Hoje o Brasil tem capacidade instalada atual de 13.240,10 MW, distribuídos por 520 parques eólicos, isso equivale 8,4% da potência energética instalada no país. A Região Nordeste domina a produção de energia movida por ventos. Dos dez maiores produtores, oito estão no Nordeste, segundo o site Agência Brasil.