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Comerciantes de gás natural buscam armazenar cargas em espera ao aumento de preço

by Marcelo Santos
Os preços spot do GNL estão atualmente em seus patamares mais baixos em três a quatro anos, mas a curva de futuros do mercado de GNL aponta para um amplo prêmio de preços nos próximos meses de inverno – tão grande que alguns traders podem ter começado a usar GNL completo. petroleiros como armazenamento flutuante, aguardando a estação de aquecimento no inverno e preços mais altos.

Proprietários e produtores de GNL dizem que a atual estrutura de mercado fará sentido para os traders manterem os atuais baixos preços mantendo as cargas de GNL em armazenamento flutuante por um mês ou alguns, esperando que os preços se recuperem dos baixos valores de vários anos,  uma vez que o aquecimento na temporada no hemisfério norte, a principal região de importação de GNL do mundo no nordeste da Ásia em particular, começa em outubro-novembro.

Estima-se que cerca de meia dúzia de navios-tanques de GNL estejam ociosos em todo o mundo, e algumas dessas transportadoras podem ter sido usadas para armazenamento flutuante, de acordo com dados de rastreamento de embarcações compilados pela Bloomberg.

Apostando em preços mais altos no próximo inverno, os comerciantes poderiam estar procurando aproveitar o amplo contango no mercado de GNL agora, disseram analistas, proprietários de tanques de GNL e produtores.

Contango é a estrutura de mercado na qual os preços do mês anterior são mais baixos do que os preços nos meses futuros – apontando para um excesso de oferta e tornando o armazenamento para vendas futuras lucrativas.

Nos primeiros dias de agosto, os preços spot asiáticos caíram para mais de um mínimo de três anos de US $ 4,10 por milhão de unidades térmicas britânicas (MMBtu), e acordos de carga spot foram feitos até abaixo de US $ 4 / MMBtu nas últimas semanas.

Uma semana depois, em 9 de agosto, os preços haviam se recuperado ligeiramente para US $ 4,20 por MMBtu, uma vez que o clima quente em partes dos maiores importadores de GNL no mundo – Japão, China e Coréia do Sul – estimulou alguma demanda. A partir da semana passada, os preços spot do LNG asiático para outubro foram estimados em US $ 4,75 por MMBtu, o que sugere que existem oportunidades de negociação.

Duas semanas atrás, fontes da indústria disseram à Reuters que os comerciantes começaram a indagar sobre a possibilidade de contratar petroleiros de GNL para armazenar ou transportar o combustível super-refrigerado. O vasto contango faz com que o armazenamento flutuante de GNL seja uma possibilidade no momento, disseram alguns traders à Reuters, enquanto outros alertaram que uma corrida ao armazenamento flutuante elevaria as taxas de embarque, o que por sua vez faria com que o propósito do armazenamento de GNL flutuasse.

Em sua teleconferência de resultados do segundo trimestre, a produtora e exportadora norte-americana de GNL, Cheniere Energy, disse que o ímpeto contango aponta para a demanda crescente no inverno e permite algumas oportunidades flutuantes de armazenamento.

“Olhando além da atual temporada de largada, no entanto, asiáticos e europeus e benchmarks estão negociando em contango acentuado, indicando que a demanda deve voltar a entrar na temporada de inverno”, disse o vice-presidente executivo e diretor comercial da Cheniere Energy, Anatol Feygin. .

O vice-presidente executivo e diretor financeiro, Michael Wortley, acrescentou:

“E coisas como no mercado de curto prazo, o íngreme contango conduzindo dinâmicas de armazenamento flutuantes como há um ano atrás.”

Cheniere acredita que na Europa “haverá oportunidades para usar um armazenamento flutuante para aproveitar este contango”, disse Feygin.

O inverno ameno do ano passado no nordeste da Ásia acabou sendo duro para os touros de preço do GNL. Claro, a demanda aumentou em comparação com a temporada anterior de inverno, mas os preços não aumentaram, devido ao clima mais ameno e ao crescimento da nova oferta no mercado de GNL.

A demanda no quarto trimestre deste ano – quando o inverno começar no hemisfério norte – aumentará os preços do GNL, e os traders esperam que os preços sejam altos o suficiente para justificar que os petroleiros ociosos os usem como armazenamento flutuante até que os preços subam.

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