DESTAQUE

Com Projeto Aterro Zero, Ocyan reaproveita 96% dos resíduos gerados em suas sondas de perfuração

Buscando soluções mais comprometidas com o meio ambiente, a multinacional de óleo e gás Ocyan está com grandes resultados para seu projeto Aterro Zero. A iniciativa consiste em melhorar a distribuição dos resíduos gerados nas sondas de perfuração da empresa. Assim, ela conseguiu alcançar a incrível marca de 96% de reaproveitamento desses resíduos somente com o desenvolvimento do projeto.

Ocyan investe no compromisso ambiental com projeto Aterro Zero

A Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, alcançou um marco significativo em sua busca por práticas mais sustentáveis ​​ao implementar o projeto Aterro Zero. Esse projeto inovador permitiu que a empresa reaproveitasse 96% dos resíduos gerados em suas plataformas marítimas, reduzindo drasticamente a quantidade de resíduos descartados em aterros sanitários.

Essa conquista coloca a Ocyan como uma das pioneiras na indústria de óleo e gás upstream em termos de gestão de resíduos. Graças à implementação do projeto Aterro Zero, a Ocyan conseguiu reduzir para apenas 3% a quantidade de resíduos provenientes de suas sondas de perfuração de poços de petróleo que são enviados para aterros sanitários.

Com essa abordagem inovadora, a empresa conseguiu diminuir consideravelmente o impacto ambiental de suas atividades. Em 2022, a Ocyan conseguiu reduzir em aproximadamente 65% a quantidade de resíduos de sondas de perfuração destinados a aterros sanitários em comparação com o ano anterior.

Isso significa que 123 toneladas de resíduos foram encaminhadas para reaproveitamento em vez de serem descartadas. O Projeto Aterro Zero da Ocyan foi inicialmente implementado na Unidade de Negócios de Perfuração e, desde então, se consolidou como uma iniciativa fundamental para a empresa. Além de promover a redução de resíduos e o reaproveitamento, esse projeto também enfatiza a importância das ações ambientais e sociais da empresa.

A Ocyan busca constantemente ampliar a sustentabilidade de suas operações e adotar práticas que se alinhem aos princípios de ESG em toda a organização. Este ano, a Ocyan enfrenta o desafio de reorganizar o processo de gestão de resíduos em parceria com seus prestadores de serviços nessa área, buscando adequar os contratos para que estejam alinhados aos seus processos internos.

O Vice-Presidente Executivo de Sustentabilidade da Ocyan, Marco Aurélio Fonseca, reforçou o compromisso da empresa com o projeto: “estamos desenvolvendo um trabalho intenso de gestão de cultura, com educação e conscientização contínua, aprimorando a gestão dos resíduos na coleta e no consumo consciente”. 

Projeto Aterro Zero da companhia visa destinação correta dos resíduos das sondas de perfuração

O Projeto Aterro Zero da Ocyan é uma iniciativa que visa aprimorar a segregação, o gerenciamento e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados pelas sondas de perfuração de poços de petróleo. A empresa está empenhada em evitar o descarte desses resíduos em aterros sanitários, garantindo que todos os materiais sejam reaproveitados de forma eficiente.

Todo o processo é cuidadosamente documentado para assegurar a rastreabilidade dos resíduos, com os inventários sendo acompanhados pelos órgãos ambientais competentes. Pensando nos seus próximos passos, a Ocyan tem como meta implementar o Aterro Zero em todas as suas Unidades de Negócio até o final de 2023.

A empresa tem em vista alcançar a meta de reaproveitar 100% dos resíduos gerados e eliminar completamente a disposição de resíduos em aterros sanitários em todos os seus serviços. O objetivo da Ocyan é garantir ainda mais responsabilidade ambiental na destinação dos resíduos das sondas de perfuração com o projeto Aterro Zero.

Por fim, pode-se concluir que a companhia também conseguiu reduzir a 3% os resíduos das sondas de perfuração em aterros sanitários. Sendo o projeto Aterro Zero, da gigante no setor de petróleo e gás, a principal aposta da Ocyan para o ano de 2023.

Redação Petrosolgas

Postagens Recentes

Preço do diesel atinge novos patamares em maio, aponta análise da Edenred Ticket Log

A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida…

7 horas ago

Consórcio Magalu muda política de comissão para parceiros de vendas e abre 300 vagas

Consórcio Magalu, empresa de consórcios do Magazine Luiza, está com oportunidades de parcerias comerciais exclusivas…

7 horas ago

Brasil domina comércio com China na América Latina ultrapassando US$ 480 bilhões

O intercâmbio comercial entre a China e os países latino-americanos atingiu um marco histórico em…

7 horas ago

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

1 dia ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

1 dia ago