A última vez em que uma carga foi negociada abaixo de US $ 4 era provável cerca de três a quatro anos atrás, disseram duas das seis fontes do setor na quinta-feira.
As cargas de gás natural liquefeito estão sendo negociadas na Ásia abaixo de US $ 4 por milhão de unidades térmicas britânicas pela primeira vez em vários anos, à medida que novas ofertas inundam o pool global e a demanda do norte da Ásia permanece fraca, disseram fontes do setor.
A última vez em que uma carga foi negociada abaixo de US $ 4 era provável cerca de três a quatro anos atrás, disseram duas das seis fontes do setor na quinta-feira.
A Indian Oil Corp comprou uma carga para entrega na segunda quinzena de agosto da trader de commodities Trafigura por US $ 3,69 por milhão de unidades térmicas britânicas (mmBtu) por meio de uma oferta, disseram as fontes.
Separadamente, a China National Offshore Oil Corp (CNOOC) comprou uma carga para entrega no início de setembro da Vitol por US $ 3,90 por mmBtu, acrescentaram as fontes.
As empresas normalmente não comentam sobre seus acordos comerciais.
Os preços spot do GNL na Ásia estavam em US $ 10 por mmBtu no mesmo período do ano passado, após atingir uma alta de quatro anos em junho de 2018, mostraram dados da Eikon. Eles vêm caindo constantemente após um inverno moderado ter reduzido a demanda no ano passado e por novas ofertas neste ano.
O Japan-Korea-Marker, um preço de referência avaliado pela S & P Global Platts que está rapidamente ganhando força entre os traders, caiu para uma baixa recorde de US $ 3,65 por mmBtu em 26 de maio de 2009, disse um porta-voz da Platts. A Platts iniciou a avaliação em janeiro daquele ano.
“O mercado está bastante fraco no momento e a carga indiana é provavelmente um preço recorde (baixo)”, disse uma das fontes, trader de LNG de Cingapura. “Os preços são fracos na Europa e nos Estados Unidos também”.
Os preços spot do GNL europeu têm sido negociados com desconto para o preço do gás holandês do mês anterior, a níveis abaixo de US $ 3,40 por mmBtu esta semana.
“Estamos em um mercado de GNL com excesso de oferta, e o crescimento da demanda da Ásia não foi capaz de acompanhar o crescimento da oferta global”, disse Edmund Siau, analista de LNG da FGE.
“O próximo nível de suporte de preço viria do abaixamento do suprimento de GNL dos EUA, entretanto os preços de inverno precisariam cair significativamente para que isso acontecesse”.
O COI também comprou uma carga para entrega em setembro a US $ 4,20 por mmBtu da Vitol, enquanto a PetroChina comprou uma carga para entrega em setembro da Vitol a US $ 4,05 por mmBtu durante o período de comércio da S & P Global Platts na quarta-feira, acrescentaram as fontes.
Embora os preços possam rapidamente mudar para o inverno em meio a temperaturas mais baixas, os altos estoques de gás na Europa podem pesar nos preços, disse Siau.
“Mais oferta está prevista para chegar ao mercado com os novos trens de GNL dos EUA que estão iniciando e aumentando. Vemos a produção de Cameron, Freeport, Corpus Christi e Ilha de Elba aumentando no final do ano”, acrescentou.