Com crescimento de 50%, parcelas de petróleo da união já somam 1,5 milhão de barris

O volume de petróleo produzido pela União com contratos de uso conjunto aumentou 50% nos primeiros cinco meses desse ano em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o Estado do Pré-Sal Petróleo (PPSA), divulgado nesta segunda, dia 13 , a participação da União no petróleo em três contratos existentes atingiu 1,5 milhão de barris entre janeiro e maio deste ano.

Nos contratos para a divisão de produção que opera nos campos de subalimento, o petróleo e o gás extraídos dos poços são divididos entre as empresas responsáveis ​​pela produção e a União, cuja parte é vendida pela PPSA.

Em maio, a produção média diária no regime de separação de sub saltos diminuiu 25% em relação a abril de 2020. O motivo da queda foi o procedimento para substituir a linha de produção de petróleo de 20 cm por uma linha de serviço. 6 polegadas no final de abril, além de encerrar a produção devido a ondas acima de 4 metros no final de maio.

Em relação ao pré sal brasileiro, em estudo feito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), indica a existência de pelo menos 176 bi de barris, ainda a serem descobertos, abrangendo os estados de Rio de Janeiro, Espirito Santo e São Paulo.

Apesar da queda em relação a abril, a produção dos três consórcios considerados no boletim aumentou 5% em relação a maio de 2019. Dos 17 contratos assinados em modo compartilhado, três já estão em produção: Libra, Sapinho Surroundings e Sudoeste de Green Turtle.

Desde o primeiro petróleo produzido sob o contrato Libra em novembro de 2017, 39,3 milhões de barris de petróleo foram produzidos sob os três regimes contratuais em modo compartilhado. A participação da União acumulada nesse período é de 6,3 milhões de barris de petróleo.

Quanto ao gás natural, a produção em maio aumentou 2,5% em relação a maio de 2019, e a participação da União atingiu 40 mil metros cúbicos (m³) por dia. Nesse caso, é considerada a produção de Entorno de Sapinhoá e Sudoeste de Tartaruga Verde, uma vez que o gás natural produzido em Mero sob o contrato com Libra ainda não foi utilizado comercialmente.

Segundo o PPSA, de janeiro a maio de 2020, a produção total dos dois contratos totalizou 43 milhões de M³ de gás natural disponível para venda, enquanto a participação da União foi de 15,6 milhões de M³.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago