Uma equipe de pesquisadores da Universidade KU Leuven, na Bélgica, afirma ter criado um painel de hidrogênio que pode converter 15% da luz solar em gás hidrogênio. “A luz do sol é parte da imagem, é claro, e nosso painel parece um painel solar, mas preferimos chamá-lo de painel de hidrogênio”, disseram os pesquisadores.
A equipe disse que o painel, que integra a captura de energia solar e a produção de hidrogênio em um único dispositivo, pode produzir 250 litros de gás hidrogênio a partir da umidade do ar por dia. “Mesmo o ar do deserto tem vapor de água suficiente, então você pode aplicar esse processo em qualquer lugar”, disseram os pesquisadores.
A equipe da KU Leuven disse que a produção de hidrogênio usando o painel é mais eficiente do que os métodos convencionais de fabricação do gás. Cerca de 20 painéis desse tipo, disseram os cientistas, podem alimentar e aquecer uma casa bem isolada com uma bomba de calor durante todo o inverno.
No entanto, os pesquisadores não seriam atraídos pelos custos associados ao processo e disseram: “Nós enviamos vários pedidos de patentes. Desde que estes ainda estejam pendentes, é muito arriscado dar detalhes. É também por isso que mal publicamos nada. ”
Os cientistas afirmam que foram capazes de superar os problemas de gerenciamento de água, criando uma tecnologia que pode lidar com temperaturas que podem chegar a 50-70 graus Celsius no painel e através da criação de um sistema que funciona com chuva forte e baixa umidade.
“Nosso sistema produz gás hidrogênio de maneira neutra em relação ao carbono: tiramos vapor de água do ar, o usamos para produzir energia e, no final do ciclo, é vapor de água novamente”, acrescentou o grupo.
Os cientistas ressaltaram que o painel está muito distante da produção comercial e disse que será testado em pequena escala em dois anos para detectar e consertar quaisquer falhas remanescentes e “transformá-lo em um sólido produto comercial”.