O avanço da tecnologia de energia limpa está trazendo uma revolução para o mercado de carros elétricos (EVs), que se tornam cada vez mais sustentáveis e eficientes. A montadora chinesa Beny, muito conhecida por seus sistemas fotovoltaicos, está trazendo a nova tecnologia de carregador movido a energia solar para o Brasil.
Conheça o carregador movido a energia solar para o mercado de carros elétricos
O Brasil, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), está entre os 20 com maior capacidade de energia solar instalada no mundo. Desta forma, a Beny observa este dado como uma chance essencial para oferecer uma alternativa econômica e ecológica ao carregamento tradicional de carros elétricos.
A empresa desenvolveu um carregador movido a energia solar para todos os tipos de carros elétricos, que, segundo André Mattioli, gerente da Beny no Brasil, supera as expectativas de vida útil e desempenho. Este carregador para o mercado de carros elétricos é um passo essencial para o uso sustentável da energia solar, uma fonte não poluente e inesgotável.
Segundo Mattioli, contar com um carregador movido a energia solar pode reduzir significativamente os custos de carregamento dos carros elétricos. Ao mesmo tempo, a crescente procura por modelos elétricos e híbridos contribui para um futuro sustentável e economicamente viável.
Um benefício essencial da energia solar é que ela não gera nenhum resíduo que polui a atmosfera. Mattioli explica que tudo gerado para movimentar o veículo provém de recursos naturais. A transição para os carros elétricos carregados com energia solar é mais do que uma tendência, é uma demanda.
Vantagens do carregador movido a energia solar
Segundo o gerente da Beny no Brasil, caso o motorista possua um sistema fotovoltaico, o custo de carregamento da bateria será bem menor e pode até mesmo ser zerado. O carregador movido a energia solar é ideal para usos internos e externos, com caixas à prova d’água. A empresa garante que ele supere a expectativa de vida útil e desempenho. Como mencionado anteriormente, a procura por sistemas fotovoltaicos tem sido crescente, assim como em relação aos carros elétricos e híbridos.
Isso porque a energia solar entrega benefícios em termos de sustentabilidade e economia. Um carro movido a gasolina ou etanol possui um gasto semanal para encher o tanque. Entretanto, quando o consumidor escolhe um carro elétrico movido por energia solar, tudo que ela necessita é se preocupar com o carregador e a luz do sol.
A energia gerada pelos raios solares é praticamente inesgotável, além de não gerar resíduos que poluem a atmosfera. Isso é visto como uma revolução para o planeta que está gritando por socorro, visto que a cada dia está mais degradado e a missão é contribuir para essa melhora.
Fernando de Noronha recebe ecoposto movido a energia solar
Fernando de Noronha recebeu em novembro as primeiras unidades do Renault Kwid E-Tech totalmente elétrico. A parceria com a Renault começou em 2019, como parte do Projeto Noronha Carbono zero, que, entre outras ações, proíbe a entrada de veículos a combustão no arquipélago desde 12 de agosto deste ano, possibilitando apenas a circulação dos carros já presentes na ilha.
A segunda fase foi a inauguração do ecoposto público para o carregamento dos carros elétricos, em uma ação da Mobilize, marca do Renault Group, em parceria com a administração de Fernando de Noronha, a WEG e a Polo. O empreendimento pode atender até seis carros ao mesmo tempo, e gera energia de 26 MWh por ano, o suficiente para cobrir o consumo elétrico de todos os veículos zero emissão da Renault que circulam na ilha.