Uma recente análise publicada por Wood Mackenzie aponta para incentivos políticos como os principais impulsionadores do “rápido crescimento em implantações de armazenamento em 2018”, que já está ajudando a China a se posicionar no segundo maior mercado da Ásia-Pacífico (APAC) atrás da Coréia do Sul em termos de implantação anual. Especificamente, de acordo com os números da Wood Mackenzie, o mercado de armazenamento de energia da China implantou 580 MW / 1,14 GWh em 2018, aumentando seu tamanho acumulado para 1,07 GW / 1,98 GWh. As implantações foram lideradas pelo armazenamento de front-of-the-meter (FTM), que cresceu cinco vezes em termos de capacidade de energia instalada em comparação com o ano anterior.
A estatal de serviços estatais Grid Corporation of China liderou o ano passado, implantando 452 MWh de projetos-piloto conectados à rede, representando 83% do crescimento do mercado de FTM em 2018.
“Com base na economia atual do projeto e sem apoio de políticas, as concessionárias têm um incentivo limitado para aumentar o investimento em armazenamento FTM como parte da infraestrutura da rede”, disse o Dr. Le Xu, analista sênior da Wood Mackenzie.
No entanto, Wood Mackenzie espera que isso mude a partir de 2020, depois que a Administração Nacional de Energia da China anunciou que o mercado de serviços auxiliares estará passando de um mecanismo básico de compensação para um mercado integrado com preços spot de energia até 2020. Combine isso com a maturação inerente de energia. A Wood Mackenzie espera que o mercado de armazenamento de energia da China tenha um crescimento “exponencial” até 2024.
“Embora o mercado de armazenamento de energia da China ainda esteja engatinhando, podemos esperar um forte crescimento contínuo impulsionado pela redução de custos de bateria, incentivos políticos e reforma do mercado de energia”, acrescentou Xu. “Até 2024, o investimento global acumulado no setor de armazenamento de energia poderá crescer para US $ 71 bilhões. A China será responsável por cerca de 14% ou pouco mais de US $ 10 bilhões ”.
De acordo com dados da Wood Mackenzie, 60% dos projetos de armazenamento chineses implantados para participar de serviços auxiliares em 2018 foram implantados como projetos independentes, enquanto 14% foram implantados em conjunto com usinas a carvão e 19% foram projetos de renováveis + armazenamento. Este último foi impulsionado pelas concessionárias, que implantaram 105 MWh de armazenamento – emparelhados com projetos de energia solar ou projetos híbridos de energia solar e eólica.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…