Home ENERGIA China inicia projeto inédito de laboratório nuclear que ficará mais de 500 metros abaixo do nível do solo

China inicia projeto inédito de laboratório nuclear que ficará mais de 500 metros abaixo do nível do solo

A solução adotada pela China para produção de energia: Conheça a tecnologia escolhida para o novo laboratório chinês de fusão nuclear.

by Valdemar Medeiros
China inicia projeto inédito de laboratório nuclear que ficará mais de 500 metros abaixo do nível do solo

Um incrível laboratório nuclear está sendo construído na China, a unidade ficará há mais de 500 metros abaixo do nível do solo, localizado próximo à cidade de Jiuquan, na província chinesa de Gansu. O Laboratório de Pesquisa Subterrânea Beishan começou a ser construído, e está sendo perfurado já por uma grande máquina de escavação de túneis a rampa em espiral inclinada, que dará acesso ao local, e será composto também por três poços verticais e galerias horizontais de descarte. O maquinário responsável pela perfuração do laboratório nuclear é conhecido como Beishan n.º1 e deu início aos trabalhos no dia 18 de novembro.

Primeira fase de construção do laboratório nuclear na China

A Beishan n.º1 contém mais de 100 metros de comprimento e mais de 7 metros de diâmetro, podendo atingir um raio de curva vertical de quase 380 metros e volta horizontal de 200 metros.

“Isto marca o início da fase de construção da primeira rampa em espiral no mundo que adota o método de construção da máquina de perfuração de túneis de rocha dura de face inteira de grande inclinação e pequena volta contínua, fornecendo tecnologia para a construção de alta qualidade de um laboratório subterrâneo avançado e de classe mundial”, explicou a CNNC em comunicado.

O laboratório foi projetado com o intuito de operação de no mínimo 50 anos e caso sua pesquisa seja bem-sucedida e o local adequado, um depósito subterrâneo para resíduos de alto nível será construído perto do laboratório até o ano de 2050.

Laboratório nuclear será usado para armazenamento de resíduos radioativos de alto nível

Localizado há mais de 500 metros abaixo do nível do solo, o Laboratório de Pesquisa Subterrânea de Beishan será utilizado para fazer testes de adequação da área para o armazenamento a longo prazo dos resíduos radioativos de alto nível.

Dos 100 projetos principais de construção cientifica listados no 13° Plano Quinzenal da China, o laboratório nuclear foi o escolhido dentre eles em 2019, tendo aprovação da Autoridade de Energia Atômica da China, junto ao Instituto de Geologia da Indústria Nuclear de Pequim da CNNC, que foi escolhido com líder geral do projeto.

Já na superfície do laboratório nuclear, serão ocupados mais de 240 hectares em instalações, tendo um volume estrutural total de mais de 500 mil metros cúbicos quadrados, fora os mais de 13 km de túneis. A estimativa é que o projeto do laboratório nuclear seja equivalente a mais de US$ 370 milhões e leve por volta de sete anos para ser concluído.

O Laboratório de Pesquisa Subterrânea de Beishan será o maior do mundo

A Autoridade de Energia Atômica da China – CAEA explicou que o laboratório subterrâneo será o maior do mundo, contendo as funções mais abrangentes e mais ampla participação.

“Ele fornecerá uma plataforma de pesquisa científica importante para a construção de um repositório geológico profundo para rejeitos radioativos de alto nível, acelerará o processo de descarte seguro de rejeitos radioativos de alto nível e garantirá o desenvolvimento saudável e sustentável da indústria nuclear”, explicou a CAEA.

Veja também