ENERGIA

China cresce 3,5 vezes mais que os EUA e 7 vez mais que a Europa quando se fala de energia eólica e renovável

A energia eólica tem como vantagem o fato de ser uma fonte mais previsível e constante, enquanto a energia solar depende das condições climáticas. Além disso, as turbinas eólicas podem gerar energia mesmo durante a noite, enquanto os painéis solares não produzem energia sem a presença do sol.

A China tem sido o principal produtor mundial de energia renovável e seu crescimento vem se tornando cada vez mais intenso ao longo da última década. A liderança foi ampliada com a forte aceleração na implantação de capacidade eólica desde 2021.

Nos últimos dois anos, a China adicionou mais capacidade de geração eólica do que nos sete anteriores. Em 2022, gerou 46% mais energia eólica do que a Europa, o segundo maior mercado de geração eólica. A Europa foi o maior produtor mundial de energia eólica até 2020, portanto, a liderança crescente sobre o mundo em um período tão curto consolida-a como líder global em energia verde.

Além disso, a rápida implantação da capacidade eólica, com o aumento de mais de 27% na geração solar em 2022 em relação ao ano anterior, aumentou a parcela de eletricidade da China de fontes de energia limpa para um recorde de 34,2% no ano passado. Isso, no que lhe concerne, ajudará o sistema de energia do país a reduzir sua dependência de combustíveis fósseis altamente poluentes, como o carvão, mesmo quando o crescimento econômico ganhar impulso em 2023, após o levantamento das restrições de movimento da COVID-19 que restringiram as atividades em 2022.

3,5 vezes mais energia eólica que os Estados Unidos

Embora a China tenha implantado volumes recordes de capacidade de energia solar e eólica na última década, a capacidade de geração eólica cresceu mais acentuadamente do que a capacidade solar desde 2020. A preferência da energia eólica à solar para geração de eletricidade em escala industrial se deve à capacidade das turbinas eólicas de gerar eletricidade continuamente, sem parar durante a noite.

Nos últimos dois anos, a capacidade eólica chinesa aumentou em 178,6 terawatts-hora (TWh) anualmente, 350% a mais que o aumento médio anual de 2015 a 2020. Em contrapartida, a capacidade solar aumentou em média 78,3 TWh em 2021-22, ou cerca de duas vezes o ritmo de crescimento anual de 39,6 TWh de 2015 a 2020.

A recente expansão da energia eólica também superou muito outros grandes mercados. A capacidade operacional total do parque eólico da China era de 278.353 megawatts (MW) em janeiro de 2023, com quase 60% desse total instalado desde 2015 e 95% desde 2010. As instalações eólicas operacionais estão espalhadas por 30 províncias, 10 das quais têm capacidade instalada superior a 10.000MW.

Isso ajudou o país a redesenhar o mix de energia em várias províncias importantes, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e consolidando posição na hierarquia internacional de energia verde. Os dados mostram uma produção cerca de 3,5 vezes mais que os Estados Unidos e 7 vezes mais que toda a Europa.

E como está o Brasil na produção de energia eólica?

Nos últimos anos, o Brasil tem investido significativamente em energia eólica, tanto em terra quanto no mar. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o país atingiu a marca de 20 gigawatts (GW) de capacidade instalada de energia eólica em agosto de 2021.

O setor de energia eólica representa atualmente cerca de 10% da matriz energética brasileira, com previsão de chegar a 13% até o final de 2022. Além disso, o país tem potencial para se tornar um importante player no mercado offshore, com o início da construção do primeiro parque eólico em alto mar, o projeto Windfloat, na costa do Ceará.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a energia eólica apresenta um crescimento médio anual de 16% nos últimos 10 anos, e estima-se que a capacidade instalada de energia eólica no Brasil alcance 24,5 GW em 2024. O aumento da produção de energia eólica no país tem contribuído significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a diversificação da matriz energética nacional.

Confira mais notícias sobre energia aqui!

Daiane

Jornalista e redatora SEO com vasta experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago