Um total de 670.000 toneladas (cerca de 163.000 bpd) de petróleo bruto iraniano foi descartado em junho em Tianjin, no norte da China, e em Jinzhou, no nordeste, de acordo com avaliações da Refinitiv Oil Research. Outras 430.000 toneladas de petróleo bruto iraniano foram descarregadas em julho em Jinzhou e Huizhou, no sul da China.
Na semana passada, Washington colocou na lista negra a empresa chinesa Zhuhai Zhenrong, que é a maior compradora de petróleo iraniano do mundo. O CEO da empresa, Youmin Li, também foi colocado na lista negra dos EUA.
As exportações de petróleo bruto iraniano foram colocadas em risco desde que a Casa Branca re-impôs sanções ao Irã em novembro do ano passado, exigindo que todos os países parem de importar petróleo do país.
Teerã disse que vai desafiar as sanções e continuar a exportar petróleo. Em abril, Washington disse que vai acabar com a concessão de sanções ao Irã que foram concedidas à China, Índia, Grécia, Itália, Taiwan, Japão, Turquia e Coréia do Sul para garantir petróleo baixo. preços e evitar interrupções no mercado global de petróleo. A decisão de acabar com as renúncias “tem como objetivo reduzir as exportações de petróleo do Irã”, disse Washington, alertando que os países que continuarem comprando o petróleo iraniano após o prazo de 2 de maio correrão o risco de enfrentar as sanções dos EUA.
Teerã já admitiu que as restrições mais rígidas dos EUA afetaram as exportações, embora as autoridades do país insistam que continuarão a vender petróleo bruto por meio de métodos não convencionais.
A China criticou o uso de sanções por Washington contra outros Estados, designando-as como uma forma de “bullying”. Pequim disse que manterá seus laços comerciais e energéticos com Teerã, apesar do fato de várias empresas chinesas terem sido afetadas pelas sanções dos EUA. nas importações de energia do Irã.
A Yara, uma das líderes globais no setor do agronegócio, anunciou a abertura de novas…
A Universidade de São Paulo (USP), reconhecida como uma das melhores instituições de ensino superior…
A Hydro, uma das principais empresas globais no setor de mineração e produção de alumínio,…
A multinacional chinesa BYD, conhecida por sua atuação em tecnologia limpa e veículos elétricos, está…
A Arteris, uma das principais empresas de concessão de rodovias no Brasil, anunciou um novo…
A gigante do comércio eletrônico Amazon anunciou a abertura de mais de 10 mil vagas…