Home INDÚSTRIA China anuncia a chegada do seu primeiro Navio capaz de transportar 8.200 m³ de GNL e 500 m³ de MGO

China anuncia a chegada do seu primeiro Navio capaz de transportar 8.200 m³ de GNL e 500 m³ de MGO

Navio Alice Cosulich da China: um marco na tecnologia Dual Fuel para transporte de GNL e MGO.

by Marcelo Santos
China anuncia a chegada do seu primeiro Navio capaz de transportar 8.200 m³ de GNL e 500 m³ de MGO

A China acaba de anunciar a chegada do seu primeiro navio capaz de transportar grandes quantidades de gás natural liquefeito (GNL) e diesel marítimo. Batizado de Alice Cosulich e com bandeira italiana, o navio tem capacidade para transportar 8.200 m³ de GNL e 500 m³ de MGO (diesel marítimo), além de apresentar peso morto de 5.300 toneladas.

O navio será equipado com a tecnologia Wartsila Dual Fuel, utilizada nos sistemas de produção de energia de muitos navios, e foi incorporada ao Alice Cosulich. Esta tecnologia elimina os potenciais impactos ambientais e minimiza as perdas de carga, tornando o navio um importante reforço para o reabastecimento de outros.

Investimento do navio da China

O navio Alice Cosulich apresenta um sistema de potência e direção azimutal, com hélice dupla na frente, garantindo uma excelente manobrabilidade em áreas portuárias. A embarcação é operada por tripulações onshore e offshore altamente experientes em gerenciamento de embarcações de GNL.

Para sua construção, foi necessário um significativo investimento, obtido por meio de uma cooperação entre entidades públicas e instituições financeiras privadas, incluindo a Cassa Depositi e Prestiti, SACE Simest, BPER Banca e Banca Popolare di Sondrio. A previsão de entrega do navio é setembro de 2023.

Sobre a tecnologia Dual Fuel do Wartsila

A Wartsila Technology Group apresentou o seu mais novo motor, o Wartsila 25, que utiliza a plataforma modular de tecnologia da empresa. Com essa abordagem, os proprietários e operadores terão mais flexibilidade, além de reduzir as emissões de poluentes e economizar combustível.

O motor funciona com diferentes tipos de combustíveis, como diesel, gás natural liquefeito e biocombustíveis, e pode ser facilmente adaptado para futuros combustíveis livres de carbono. Um dos fatores-chave para a otimização das emissões e uso de combustíveis é a flexibilidade das aberturas de válvulas, que é uma das características do motor da Wartsila.

Primeiro motor a usar amônia como combustível

A Wartsila planeja que seu novo motor se torne o primeiro da empresa a operar com amônia como combustível. O desenvolvimento dessa tecnologia está em andamento e está previsto para ser lançado em 2023. O motor consegue atender aos requisitos do IMO Tier III tanto com gás natural quanto com diesel, quando integrado ao Sistema de Redução de NOx (NOR) da Wartsila.

O novo motor está disponível em quatro séries — 6L, 7L, 8L e 9L — e possui um robusto sistema de turbocompressor para alta eficiência e taxa de compressão. A potência da versão Dual-Fuel (DF) varia entre 1,9-3,1 MW, enquanto a versão diesel oferece 2,0-3, MW. A tecnologia de injeção de combustível de alta pressão Common Rail é usada para otimizar as configurações de combustão e injeção de combustível em todas as cargas, o que, por sua vez, permite uma operação livre de fumaça.

Outros recursos do motor do novo Navio chinês

O Wartsila 25 vem com recursos adicionais, como requisitos de calibração proporcional, integral e derivativa (PID) de autoaprendizagem e coleta de dados críticos do motor para manutenção preditiva, geração de relatórios e análise por meio do serviço Wartsila Expert Insight.

Os módulos do motor podem ser modificados “on the fly” (durante a execução), eliminando a necessidade de downloads de software separados. Configurações opcionais também estão disponíveis para condições árticas ou tropicais e para reduzir as emissões para os níveis do motor a gás.

Grupo Fratelli Cosulich investe em tecnologia inovadora na China

O Grupo Fratelli Cosulich acaba de lançar a primeira de duas pequenas embarcações para entrega de gás natural liquefeito (GNL) no estaleiro CIMC SOE, localizado na China. Com uma ampla experiência no setor de transporte marítimo, o Fratelli Cosulich Group está comprometido em investir em tecnologia inovadora para criar um futuro mais sustentável e ecologicamente correto para o setor.

A criação deste bunker de GNL pioneiro é um passo importante em direção a essa visão. O grupo tem colaborado com instituições financeiras e entidades públicas para buscar soluções ambientalmente sustentáveis e eficientes para o setor de transporte marítimo.

 

Veja também