Home ENERGIA Certel anuncia construção de usina hidrelétrica no Rio Grande do Sul com previsão de gerar 500 empregos

Certel anuncia construção de usina hidrelétrica no Rio Grande do Sul com previsão de gerar 500 empregos

A Certel anunciou um investimento milionário para uma usina hidrelétrica no Rio Grande do Sul que visa gerar centenas de empregos e renda para os moradores da região

by Valdemar Medeiros
Certel anuncia construção de usina hidrelétrica no Rio Grande do Sul com previsão de gerar 500 empregos

A Cooperativa Certel anunciou um investimento de R$ 250 milhões para a instalação de uma nova usina hidrelétrica ao lado da Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. O empreendimento será o maior do Vale do Taquari, com capacidade de vazão para 440 metros cúbicos por segundo. Além de poder gerar 35 MW de potência para abastecer até 100 mil residências, a usina hidrelétrica no Rio Grande do Sul promete gerar centenas de empregos para os moradores da região.

Certel promete 500 novos empregos com instalação da usina hidrelétrica

A Certel está presente, atualmente, em 48 municípios e está gerando energia para 75 mil associados da cooperativa. O investimento foi divulgado em café da manhã para a imprensa na manhã desta quarta-feira (24).

A expectativa é que as obras da usina hidrelétrica no Rio Grande do Sul tenham início já no próximo ano, com duração prevista de três anos. De acordo com Erineo Hennemann, serão gerados 500 empregos diretos durante a construção.

A estimativa é que a usina hidrelétrica da Certel possa gerar até 20 vezes mais energia do que a estrutura instalada atualmente no Rio Forqueta. A energia será escoada via Venância Aires, por meio da subestação de Estrela. Será aproveitado o volume e a queda da barragem eclusa para o desenvolvimento do empreendimento no Rio Grande do Sul, que promete gerar centenas de empregos.

A Fundação Estado de Proteção Ambiental (Fepam) está aguardando a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que a licença seja efetivada. De acordo com a secretária de Estado do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, este processo deve durar de um a dois, com liberações distintas para as linhas de transmissão e as turbinas.

Certel agradece apoios durante evento

O anúncio, realizado por Hennemann, foi prestigiado pelos prefeitos da região, secretários municipais e vereadores, além de três secretários de Estado, Kaufmann, citado anteriormente, Carlos Rafael Mallmann, de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e Mauro Hauschild, da Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo.

De acordo com o executivo, a empresa aplaude o estado do Paraná, que se tornou autossuficiente em energia, Santa Catarina também com muitas usinas hidrelétricas em desenvolvimento e agora o Rio Grande do Sul está com um potencial muito grande para ser aproveitado.

A empresa fica feliz com o apoio da Fepam e de todas as secretarias de estado para que seja possível gerar energia num menor prazo possível. Além de eletricidade, a usina hidrelétrica vai gerar empregos e renda à região. De acordo com o presidente da Certel, o projeto ainda está em Brasília, sob análise da Aneel. Após o começo da construção, são três anos de obra, para que seja possível gerar energia o mais rápido possível.

Conheça a Certel

A história da Certel começou com um forte desejo de mudanças. A falta de energia elétrica moveu sonhos que se tornaram realidade em uma pequena cidade chamada de Teutônia, no Rio Grande do Sul.

Desde sua fundação a cooperativa possui uma função social cada vez mais significativa, tendo em vista que gera expansão econômica, contribui com o desenvolvimento regional e coopera com a qualidade de vida da comunidade.

No setor da empresa, os associados compreendem muito bem esta realidade, pois convivem com uma cooperativa que se preocupa com a qualidade de vida das pessoas.

Veja também