Home DESTAQUE Mercado automotivo será formado por carros elétricos até 2040, afirma o CEO da Exxon Mobil

Mercado automotivo será formado por carros elétricos até 2040, afirma o CEO da Exxon Mobil

A sua entrevista foi realizada para o Darren Woods

by Daiane
CEO da Exxon Mobil afirma que todo o mercado será formado por carros elétricos até 2040 - Canva

O CEO da Exxon Mobil, Darren Woods, afirmou em entrevista que é estimado pelo setor automotivo que, até o ano de 2040, todos os carros produzidos no mundo deverão ser elétricos. No entanto, uma série de setores deverão sofrer variações sobre esta mudança, inclusive o de energia no geral, que será utilizado para recarregar os automóveis.  A entrevista completa com o CEO tem ao menos 35 minutos de duração e faz revelações valiosas e positivas para a área.

A transição dos carros a combustão para os elétricos é uma forma de reduzir de modo exponencial as emissões de dióxido de carbono, ao mesmo tempo em que se consegue fugir da alta volatilidade do petróleo no meio ambiente. O preço do petróleo está com altas acima de 40% e o carvão já tem variação acentuada acima de 100% em apenas um ano. 

Tendo isso em vista, a entrada dos carros elétricos para o mercado terá que vir acompanhada de outros investimentos, como a energia solar e a eólica, que vem sendo cada vez mais comum no setor energético como também na área de offshores. 

Apesar de se mostrar positivo para a entrada destes tipos de automóveis para o mercado, a Exxon vem se mostrando resistente a mudanças para prevenir problemas climáticos futuros e, tendo isso em vista, diversos jornais afirmaram que o CEO está sendo a pele de  cordeiro em cima de um lobo ao falar sobre algo que não praticam.  

Os veículos que são produzidos a gás também deverão deixar de existir ou de serem produzidos até o ano de 2040, que é um dos prazos mais esticados  para o fim de liberações de dióxido de carbono sobre o meio ambiente. Na Noruega, é demarcado que este tipo de carro deixe de ser comercializado a partir do ano de 2025, dentro de pouco tempo. Algumas cidades e países, que são considerados como Ouro, deixarão de produzir até o ano de 2035, como é o caso da China e do Japão. 

Apesar disso, deve-se citar a Saudi Aramco, a maior empresa petrolífera do mundo, afirmou que espera que uma grande parte dos motores a combustão sejam produzidos até meados do século. Bem, as empresas se contradizem e possuem opiniões diferentes quanto a transição para os carros elétricos, mas uma certeza é de que ela vai acontecer, não se tem uma visão detalhada de quando.  Apesar disso, a Aramco não nega sobre a possibilidade de, até o ano de 2040, ao menos 30% de todos os carros produzidos no setor serem elétricos, mas não todos eles como afirmado pela Exxon. 

 

Veja também