Home DESTAQUE Adesivo Anticorrosivo: O novo produto da Petrobras contra danos metálicos

Adesivo Anticorrosivo: O novo produto da Petrobras contra danos metálicos

Com a intenção de realizar testes em larga escala, a Petrobras e a Karoon Energy planejam produzir cerca de 60 mil unidades do PET Adesivo.

by Andriely Medeiros
Com a intenção de realizar testes em larga escala, a Petrobras e a Karoon Energy planejam produzir cerca de 60 mil unidades do PET Adesivo.

Em uma iniciativa inovadora, a Petrobras, em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a renomada empresa Karoon Energy, revela um avanço significativo no setor industrial com o desenvolvimento do PET Adesivo, um adesivo anticorrosivo revolucionário à base de PET totalmente reciclado. Esse produto pioneiro já despertou grande interesse, conquistando um parceiro estratégico para a produção e testes em escala industrial.

Petrobras revoluciona com adesivo anticorrosivo de PET 100% reciclado

O PET Adesivo, uma das patentes depositadas pelo Centro de Pesquisas Desenvolvimento e Inovação da Petrobras (Cenpens), surge como uma solução versátil, apresentando benefícios tanto para instalações industriais quanto para uso doméstico. Sua aplicação descomplicada o torna um aliado valioso em diversas situações, especialmente em superfícies metálicas danificadas pela corrosão.

Com o formato prático de uma fita adesiva convencional, o PET Adesivo simplifica o processo de aplicação, dispensando a necessidade de lixamento. Basta limpar a área a ser tratada com um pano úmido, remover a proteção da parte adesiva da fita e aplicar sobre a superfície desejada. Essa inovação não só facilita o manuseio, mas também contribui para a preservação do meio ambiente ao ser um produto 100% reciclado.

Além de sua facilidade de uso, o PET Adesivo destaca-se por sua eficácia na prevenção da propagação da corrosão. Ao agir como uma barreira protetora, o adesivo impede danos adicionais às superfícies metálicas, prolongando sua vida útil e reduzindo a necessidade de reparos constantes.

“A Petrobras é uma fábrica de inovação e podemos dizer que este é um produto, literalmente, aderente aos compromissos da empresa: sustentável, redutor de emissões, capaz de agregar valor ao negócio e contribuir para a segurança das nossas operações. Mais um resultado do nosso investimento responsável e atento às demandas da sociedade”, avalia Jean Paul Prates, presidente da empresa.

Com a intenção de realizar testes em larga escala, a Petrobras e a Karoon Energy planejam produzir aproximadamente 60 mil unidades do PET Adesivo. Esse investimento estratégico reflete o compromisso conjunto das empresas com a sustentabilidade, segurança e a geração de valor para o negócio.

“Para a Karoon, é fundamental participar de iniciativas que fomentem a inovação da indústria para o desenvolvimento de soluções que mitiguem danos e garantam a qualidade das instalações e do negócio, a exemplo do adesivo anticorrosivo, feito numa parceria com universidades e o Cenpes da Petrobras, referência na indústria de oléo e gás”, comenta Rudimar Lorenzatto, VP Senior de Produção e Desenvolvimento da Produção.

PET Adesivo promete transformar o setor Industrial

A previsão de retorno financeiro é estimada em R$ 9 milhões ao ano, considerando os custos relacionados à mão de obra, manutenção e reparos. O PET Adesivo já passou por testes laboratoriais, sendo implementado com sucesso em plataformas e refinarias no Rio de Janeiro. Essa trajetória de validação assegura a confiabilidade e eficiência do produto, consolidando sua posição como uma alternativa inovadora e sustentável no combate à corrosão. 

“Temos um plano de abrangência aprovado e vamos expandir o teste de campo com o produto final em plataformas das Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo.  A Petrobras quer avançar no desenvolvimento da aplicação e formato do produto e estamos consultando o mercado para identificar parceiros para fabricação e comercialização após o teste final”, adianta Carlos Travassos, diretor de Engenharia Tecnologia e Inovação.

Estão programados testes de campo nas plataformas das Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo. A Petrobras, juntamente com seus parceiros, permanece comprometida em avançar no desenvolvimento de produtos que impulsionem a sustentabilidade e promovam um futuro mais resiliente para a indústria e a sociedade como um todo.

Veja também