NOTÍCIAS

Ceará fortalece compromisso ambiental e agiliza assinatura do pacto brasileiro pelo hidrogênio verde

O governo do Ceará assinou na última quarta-feira (9) a adesão ao Pacto Brasileiro pelo Hidrogênio Verde, composto pela Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio).

Qual o propósito do pacto do hidrogênio verde no estado do Ceará?

O propósito da assinatura é aprimorar o progresso do mercado nacional de hidrogênio verde (H₂V), especialmente no estado do Ceará. O termo de adesão foi assinado em cerimônia oficial no Palácio do Governo do Ceará e contou com a presença do próprio governador Elmano de Freitas, e da vice-presidente de investimentos e hidrogênio verde da Absolar, Camila Ramos.

Segundo Camila, da Absolar, por meio do desenvolvimento do hidrogênio renovável, o Brasil, com o pioneirismo do Ceará, pode se tornar um grande líder global na produção, consumo e exportação do combustível do futuro.

Ramos afirma que o hidrogênio verde também pode consolidar a reindustrialização verde na região, com a atração de novas fábricas, mais capital internacional, geração de empregos locais, novas tecnologias e novas oportunidades de negócios.

Ceará lança a primeira molécula de hidrogênio verde do país

Para que o mundo alcance a neutralidade de emissões de gases de efeito estufa até 2050, o Brasil, através do Ceará, começa a fazer sua parte e pode até mesmo aproveitar uma grande oportunidade de impulsionar seu desenvolvimento socioeconômico e ambiental, oferecendo produtos e serviços sustentáveis ao mundo.

É importante destacar que, no início deste ano, houve um passo histórico para a geração de energia limpa no Brasil, visto que o Ceará lançou a primeira molécula de hidrogênio verde produzida no país.

Esta é a primeira etapa do desenvolvimento do projeto-piloto de H₂V no Complexo Termelétrico do Pecém (UTE Pecém), em São Gonçalo do Amarante, que tem à frente a EDP.

Política Estadual do Hidrogênio Verde

Nesta segunda-feira, o governador do estado recebeu, no Palácio da Abolição, o CEO Global da Fortescue Future Industries (FFI), Mark Hutchinson.

Na ocasião, o chefe Executivo estadual assinou o Projeto de Lei que institui a Política Estadual do Hidrogênio Verde e gera o Conselho Estadual de Governança e Desenvolvimento da Produção de Hidrogênio Verde. O texto segue para apreciação e votação na Assembleia Legislativa do Ceará. 

Passo histórico para a nova fase do hidrogênio renovável

O governador afirma que o Ceará dá mais um passo histórico para a nova fase do hidrogênio verde. Freitas afirma que está sendo enviado para a Assembleia um Projeto de Lei com diversas iniciativas, desde garantir prioridade, de celeridade, a facilitar que o mercado de H₂V se expanda no estado, no que diz respeito ao consumo e setores econômicos que devem receber fomentos.

Também a governança por meio de um Conselho, formado por parte do Estado, sociedade civil e áreas que serão convidadas. A partir desta segunda, o estado entra em uma nova fase, visto que tinha, até então, 31 memorandos. Agora, o objetivo é buscar estabelecer prazos para que os investimentos aconteçam.

Ceará fecha parceria com Fortescue

Antes da assinatura, o Governo do Ceará e a Fortescue dialogam sobre as expectativas e esforços para impulsionar conjuntamente a produção e exportação de hidrogênio verde no Ceará e no Brasil.

A empresa foi a primeira multinacional a assinar pré-contrato, no valor de US$ 6 bilhões, para o desenvolvimento de planta na Hub de H₂V no Porto de Pecém, em São Gonçalo do Amarante. O CEO da FFI, Mark Hutchinson, afirmou que o grupo está focado em responder à urgente demanda mundial por energias renováveis.

Marcelo Santos

Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

11 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

11 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

11 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

11 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

11 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

11 meses ago