Foto: Click Macaé
A organização Centro Brasil no Clima (CBC) está diversas medidas que podem contribuir para o mercado nacional de energia no futuro aos candidatos às eleições estaduais em 2022 e destaca os royalties da produção de petróleo como um dos grandes pontos a serem debatidos. Isso, pois a organização acredita que o valor dos royalties da produção do combustível pode ser utilizado para contribuir com a transição energética brasileira no futuro.
Em meio a um cenário de corrida eleitoral para as eleições estaduais, a CBC vem apresentando uma série de sugestões aos candidatos para que o futuro do setor energético seja ainda mais benéfico ao mercado nacional.
Dessa forma, um dos pontos levantados pela organização é a utilização dos royalties da produção de petróleo como uma fonte de recursos que servirá como a base para a transição energética no futuro do país.
Os royalties do petróleo são valores pagos pela produção petroleira ao Estado durante todos os anos e são revertidos em investimentos próprios para o segmento de óleo, gás e energia no país.
De acordo com a ANP, a arrecadação de royalties do petróleo por estados e municípios em 2022 pode superar os R$ 60 bilhões, valor concentrado principalmente na região Sudeste.
Dessa forma, a CBC vê nesse valor uma base de financiamento de projetos e empreendimentos de descarbonização nos próximos anos.
O documento da CBC entregue aos candidatos às eleições estaduais de 2022 aponta uma série de medidas e novas regulamentações que podem ser aderidas pelos estados a fim de contribuir com a facilitação da descarbonização e da transição energética no futuro do país, preparando o território nacional para as mudanças industriais que serão realizadas.
Assim, a organização acredita que os royalties da produção de petróleo podem viabilizar esforços no curto prazo para impulsionar a energia renovável e adaptar áreas vulneráveis em 11 estados e mais de 900 municípios brasileiros.
As mudanças climáticas são a maior preocupação das organizações ambientais para o futuro da indústria mundial e a CBC acredita que uso de recursos dos royalties petrolíferos para ação climática pode ajudar a fechar uma lacuna preocupante no financiamento de projetos que contribuirão para a amenização desse problema.
Isso, pois o mercado da transição energética pode se tornar um dos mais lucrativos e eficientes no Brasil, mas necessita dos investimentos e aportes financeiros necessários para que isso aconteça.
Assim, Caroline Prolo e Rodrigo Sluminsky, no Valor, destacaram: “A transição para a economia de baixo carbono requer investimentos em inovação tecnológica, na substituição de combustíveis fósseis, na manutenção e na recuperação de florestas, na agricultura de baixo carbono e na transição justa que permitam que trabalhadores e comunidades sejam apoiadas e capacitadas para novos ofícios e tecnologias. Muitos desses investimentos sem dúvida podem gerar resultados financeiros no curto prazo, já que são bons negócios. (…) Entretanto, ainda que o retorno não seja imediato, eles têm resultado garantido: é dinheiro que vai descarbonizar o mundo”.
Agora, a CBC espera que os candidatos às eleições estaduais brasileiras consigam compreender a relevância de suas sugestões quanto à transição energética nacional e possam contribuir para que o Brasil se torne referência mundial no mercado de descarbonização.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…