INDÚSTRIA

CB Bioenergia investe mais de R$ 100 milhões em usina de etanol de trigo!

A primeira usina de etanol gaúcha a partir do trigo está em fase avançada de construção em Santiago, no Vale do Jaguari. Com previsão de inauguração para dezembro, a usina da CB Bioenergia deve iniciar suas atividades cinco meses depois do prazo original. Este projeto representa um investimento que deve ultrapassar os R$ 100 milhões, visando atender à crescente demanda por biocombustíveis e contribuir para a redução das emissões de gases no Rio Grande do Sul. A usina de etanol é um marco na produção de biocombustíveis na região.

O contexto econômico de Santiago

Santiago é uma região que enfrenta desafios em relação à emissão de gases do efeito estufa. Segundo o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), em 2022, a cidade lançou 1,2 milhão de toneladas de gases.

Apesar de ser uma das áreas com menor participação no PIB do estado, Santiago viu seu PIB crescer quase 40% no ano anterior. O agro é o principal motor da economia local, com 80% da área cultivada dedicada à soja. A nova usina de etanol pode ser a chave para diversificar a produção e a valorização da produção rural na região, promovendo uma economia mais sustentável.

A usina de etanol da CB Bioenergia não apenas busca atender a demanda local, mas também pretende mitigar os impactos ambientais. Com um investimento significativo, a usina pode ajudar a transformar a realidade econômica e ambiental de Santiago, uma cidade que, apesar de suas limitações, tem um potencial enorme para se tornar um polo de biocombustíveis. O uso do trigo como matéria-prima para a produção de etanol representa uma inovação para a agricultura da região.

O impacto da usina de etanol na produção agrícola

O prefeito de Santiago, Tiago Lacerda, destaca que a usina será fundamental para o desenvolvimento agrícola da região. Ele afirma que a instalação da usina de etanol ajudará a reduzir a ociosidade da terra durante o inverno, o que contribui para a degradação do solo. A usina de etanol terá capacidade para produzir 12 milhões de litros de etanol por ano, focando na produção de etanol hidratado, que pode ser utilizado como combustível para veículos e aviões agrícolas.

Além disso, a usina de etanol não se limitará apenas ao trigo. A tecnologia da CB Bioenergia permitirá a produção de etanol a partir de outras matérias-primas, como arroz, sorgo, triticale e milho. O projeto inicialmente utilizará as lavouras dos próprios empreendedores, que possuem 40 mil hectares de trigo e 50 mil hectares de soja, contribuindo para a oferta local de matérias-primas para a usina de etanol.

O investimento na usina de etanol é visto como uma alternativa viável para os agricultores locais, que podem beneficiar-se economicamente. O primeiro ciclo de produção da nova usina será com a safra cheia de trigo. “Projetos como este são muito bem-vindos e serão uma excelente alternativa para a valorização dos nossos produtores”, afirma o presidente da Cooperativa Tritícola Sepeense (Cotrisel), José Paulo Salerno. Ele complementa que, com a concretização da usina de etanol, haveria condições para fornecer não apenas o trigo, mas também triticale, outra cultura importante para a região.

Inovação no agro

A nova usina de etanol está alinhada com iniciativas locais de sustentabilidade. O prefeito Lacerda menciona um projeto chamado “pila verde”, que incentiva a compostagem e a reciclagem de resíduos. Os moradores podem trocar resíduos orgânicos por fertilizantes, promovendo a economia circular na cidade. O sucesso desse projeto já chamou a atenção da FAO e está integrado em esforços mais amplos para desenvolver uma agricultura sustentável na região.

Andriely Medeiros

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o PetroSolGas.

Postagens Recentes

Quer trabalhar na Natura? empresa abre processo seletivo com centenas de vagas com e sem experiência

Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…

10 meses ago

Ocyan abre novo seletivo e está contratando dezenas de pessoas para preencher vagas offshore

A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…

10 meses ago

Oceaneering contrata novas pessoas para ocupar vagas de emprego nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Administração e outros cargos

A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…

10 meses ago

Prosegur abre novo processo seletivo com mais de 300 vagas abertas para serviços gerais, porteiros e outros cargos

A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…

10 meses ago

Localiza abre processo seletivo com mais de 400 vagas de emprego para quem possui ensino médio

A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…

10 meses ago

Trabalhe na Halliburton! Novo processo seletivo oferece dezenas de vagas offshore e onshore

Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…

10 meses ago