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Carros elétricos no Brasil: Relatório da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostra que vendas quase dobraram em 2023

A chegada do imposto de importação já impacta nos preços de alguns carros elétricos, tendo um crescimento de até R$ 40 mil nos carros da BMW.

by Andriely Medeiros
Mais uma montadora de carros elétricos chinesa chega ao Brasil e já fala de uma nova fábrica!

O mercado de carros elétricos no Brasil apresentou um forte crescimento em 2023, quase dobrando em tamanho, conforme revelou o relatório da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Entre janeiro e dezembro, foram registrados 93.927 emplacamentos, um aumento de 91% em comparação com o ano anterior. O mês de dezembro se destacou, com 16.279 novos carros elétricos emplacados, número quase três vezes maior em relação a 2022. Apesar do retorno do imposto de importação sobre esses veículos, o presidente da ABVE demonstrou confiança, prevendo um crescimento ainda maior das vendas em 2024.

Vendas de carros elétricos se expandiram no mercado brasileiro em 2023

O cenário automotivo brasileiro assistiu a um forte crescimento no mercado de carros elétricos em 2023, conforme apontam os dados recentes divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O Brasil viu quase dobrar o número de veículos eletrificados novos, combinando híbridos e elétricos puros, com um total de 93.927 emplacamentos entre janeiro e dezembro.

Segundo o relatório, o ano de 2023 foi marcado por um aumento de 91% em relação a 2022, quando foram registradas 49.245 vendas desses veículos. O mês de dezembro, em particular, se destacou como um período importante no setor, com 16.279 novos carros elétricos emplacados.

Segundo a ABVE, esse mês registrou um aumento quase três vezes maior em comparação com o mesmo período de 2022. Foram vendidas 16.279 unidades, em comparação com as 5.587 unidades do ano anterior, garantindo uma alta de 191%. Os carros elétricos plug-in, que precisam de recarga externa na tomada, foram protagonistas no mercado em dezembro, representando 70% das vendas totais do setor. 

Desse total, 11.371 unidades foram emplacadas, garantindo ainda mais o sucesso desses modelos. Ao longo do ano, as vendas de carros elétricos plug-in totalizaram 52.359 unidades, correspondendo a 56% do mercado total de carros eletrificados.

Mesmo com desafios no mercado, ABVE projeta crescimento do setor em 2024

Apesar do retorno do imposto de importação sobre carros elétricos desde 1º de janeiro no Brasil, os números de 2023 não abalam as projeções otimistas para 2024, de acordo com Ricardo Bastos, presidente da ABVE. Ele ressalta que a evolução do mercado e a confiança crescente dos consumidores nas novas tecnologias indicam que o segmento continuará a crescer durante esse ano. 

No entanto, a chegada da alíquota de imposto de importação nesses modelos já impacta nos preços de alguns carros elétricos, levando a um crescimento de até R$ 40 mil nos carros da BMW. Apesar disso, Bastos garante que a aplicação do imposto não está preocupando a indústria, e a previsão é de bons resultados para o ano de 2024. 

Ele ainda afirmou que a ABVE está avaliando os efeitos das novas alíquotas, mas a confiança no crescimento do setor permanece. Por fim, o representante destacou que, mesmo com as mudanças nos preços, a expectativa é de que o mercado de carros elétricos continue crescendo no número de vendas nesse ano. Agora, as companhias de carros elétricos de todo o mundo se voltam para o mercado brasileiro com grandes chances de investimentos no setor. 

Conheça um pouco melhor sobre a ABVE

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) é uma organização sem fins lucrativos, que atua como uma associação civil de direito privado. Seu foco principal é interagir com autoridades e empresas ligadas ao setor automotivo, com o objetivo de influenciar decisões que aumentem a adoção de veículos elétricos (VEs) no Brasil. A ABVE vem desempenhando um papel importante na defesa dos interesses relacionados aos veículos elétricos, contribuindo para o crescimento do setor no país.

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