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Carro voador da EHang: Brasil pode receber primeiros voos experimentais do eVTOL chinês

A empresa chinesa EHang solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização para voos experimentais de um ‘carro voador’ do tipo eVTOL no Brasil. Caso aprovada, essa autorização marcará o primeiro voo de um veículo desse tipo na América Latina. O EH216-S, capaz de transportar dois passageiros sem piloto e com 30 quilômetros de autonomia, pode em breve realizar demonstrações em cidades brasileiras. A decisão da Anac e os avanços no projeto da companhia da China serão essenciais para o futuro da mobilidade aérea urbana no país.

EHang quer trazer o seu carro voador para o Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está revisando uma solicitação da empresa chinesa EHang para voos experimentais de uma aeronave do tipo eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) no Brasil. Se aprovada, essa autorização será um marco histórico, pois pode resultar no primeiro voo de um veículo desse tipo na América Latina.

A EHang, em parceria com representantes locais como AT Global e GoHobby, solicitou à Anac permissão para realizar voos experimentais com o EH216-S no Brasil recentemente. O veículo, já certificado na China, tem capacidade para transportar dois passageiros sem a necessidade de um piloto a bordo e possui uma autonomia de aproximadamente 30 quilômetros com uma única carga de bateria.

Caso a autorização seja concedida, a empresa planeja realizar demonstrações do EH216-S em várias cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. A intenção é proporcionar oportunidades para que o público local possa observar de perto o funcionamento desse ‘carro voador’ da China.

No entanto, a realização desses voos experimentais depende da aprovação regulatória pela Anac. O progresso do projeto também está condicionado à resolução de questões documentais e à validação do processo de certificação da aeronave pela autoridade aérea chinesa.

Anac analisa outros projetos de carros voadores no Brasil

Além do EH216-S da EHang, a Anac está analisando também um projeto brasileiro de ‘carro voador’ desenvolvido pela Embraer. Esse modelo, conhecido como EVE-100, combina rotores para deslocamento vertical com asas para deslocamento horizontal, oferecendo uma autonomia de aproximadamente 100 quilômetros com zero emissões de CO₂.

Com o avanço da tecnologia e o interesse em soluções de transporte mais sustentáveis e eficientes, tanto os ‘carros voadores’ chineses quanto os projetos brasileiros estão despertando o interesse de investidores e autoridades regulatórias. Enquanto a EHang visa expandir suas operações para o Brasil, a Embraer trabalha no desenvolvimento de sua própria versão de eVTOL, prometendo revolucionar a mobilidade urbana no país.

Dessa forma, à medida que o mundo avança em direção a um futuro de mobilidade aérea urbana, a chegada de ‘carros voadores’ ao Brasil pode representar um passo importante nesse cenário. Com empresas como a EHang e a Embraer liderando o caminho, o cenário da mobilidade urbana está prestes a passar por uma transformação nos próximos anos. 

Você sabe como funciona um eVTOL?

Um eVTOL, que significa “veículo elétrico de pouso e decolagem vertical”, é uma aeronave projetada para decolar e aterrissar verticalmente, sem a necessidade de uma pista de pouso longa. Esses veículos geralmente são alimentados por motores elétricos e possuem rotores ou hélices que podem girar para fornecer sustentação durante o voo vertical e impulsionar a aeronave para frente durante o voo horizontal.

Eles são projetados para oferecer uma forma mais eficiente e ambientalmente amigável de transporte aéreo, especialmente em áreas urbanas congestionadas, onde o espaço para pistas de pouso é limitado. Dessa forma, o uso desses ‘carros voadores’ no Brasil pode transformar a forma como a mobilidade urbana acontecerá.

Andriely Medeiros

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o PetroSolGas.

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