ENERGIA

Capacidade de energia solar mundial pode chegar a 8.500 GW até 2050

A eletricidade poderia suprir cerca de metade da demanda mundial de energia em 2050, em comparação com 20% atualmente, de acordo com a edição de 2019 da Global Energy Transformation ( Energia de Transformação Global): Um relatório de roteiro para 2050 publicado pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).

O cenário delineado pelos especialistas da agência no relatório – que é baseado em políticas energéticas atuais e planejadas – traça uma rota agressiva, mas técnica e economicamente viável, para a adoção acelerada de energia renovável. Ele prevê que o aumento da eletricidade será atribuído principalmente a mais de 1 bilhão de veículos elétricos e ao uso de eletricidade para aquecimento e resfriamento, bem como o surgimento de hidrogênio verde, alimentado por eletricidade renovável.

As energias renováveis ​​deverão ser um importante impulsionador da eletrificação, com a energia limpa fornecendo dois terços da energia global até 2050. No cenário da IRENA, que prevê energia limpa que atinja uma capacidade instalada global de 20 TW em 2050, a previsão é de que a energia solar e eólica a parte do leão, com um acumulado de 8,5 e 6 TW, respectivamente. Essa capacidade de energia renovável seria responsável por cerca de 86% da demanda elétrica, com 60% de cobertura solar e eólica, e com um consumo bruto de eletricidade esperado para mais do dobro em três décadas. Espera-se que a geração anual total de energia a partir de fontes renováveis ​​cresça de 7.000 TWh hoje para 47.056 TWh até 2050, observou o relatório.

“A transição para formas de transporte e calor cada vez mais eletrificadas, quando combinada com o aumento da geração de energia renovável, pode gerar cerca de 60% das reduções de emissões de CO² relacionadas à energia necessárias para colocar o mundo no caminho para o cumprimento do Acordo de Paris” Os especialistas da IRENA escreveram. “Quando essas medidas são combinadas com o uso direto de energia renovável, a participação das reduções de emissões dessas fontes combinadas chega a 75% do total necessário”.

Os autores do relatório disseram que as emissões de carbono relacionadas à energia atingiriam o pico no ano que vem, acrescentando: “Até 2050, as emissões relacionadas à energia precisarão diminuir 70% em relação aos níveis de hoje”.

O investimento em energia global deve atingir US $ 110 trilhões no período até 2050, representando cerca de 2% do PIB mundial.

Bruna Carla

Apaixonada por gestão de pessoas, possuo ampla experiência no setor de Recrutamento e Seleção com foco em entrevista por competência, voltado para o setor offshore. Prestadora de serviço para várias empresas em Macaé. Graduada em Recursos Humanos pela UNIESSA, e MBA em Gestão de Pessoas pela FMU. brunacarla@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Preço do diesel atinge novos patamares em maio, aponta análise da Edenred Ticket Log

A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida…

12 horas ago

Consórcio Magalu muda política de comissão para parceiros de vendas e abre 300 vagas

Consórcio Magalu, empresa de consórcios do Magazine Luiza, está com oportunidades de parcerias comerciais exclusivas…

13 horas ago

Brasil domina comércio com China na América Latina ultrapassando US$ 480 bilhões

O intercâmbio comercial entre a China e os países latino-americanos atingiu um marco histórico em…

13 horas ago

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

1 dia ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

1 dia ago