O governo federal do Canadá está financiando três projetos de tecnologia limpa na indústria de petróleo e gás de Alberta, alocando recursos para duas empresas para ajudá-las a desenvolver processos para reduzir as emissões em suas operações.
Na quinta-feira, o ministro de Recursos Naturais do Canadá, Amarjeet Sohi, anunciou investimentos federais de US $ 54,2 milhões para as empresas canadenses Canadian Natural Resources Limited e Titanium Corporation, para projetos destinados a reduzir as emissões das operações de areias petrolíferas.
O governo federal financiará dois projetos de recursos naturais canadenses. O primeiro projeto é o desenvolvimento de um processo de extração dentro da mina que separa o minério de areias betuminosas em sólidos, betume e água na mina da Horizon Oil Sands, reduzindo assim o número de caminhões a diesel e a quantidade de energia necessária. O outro financiamento para a Canadian Natural Resources é para uma nova tecnologia de gerador de turbina a vapor que ajudará a produzir energia para suas instalações no Athabasca Oil Sands Project enquanto reduz as emissões. A Titanium Corporation obterá financiamento para tecnologia projetada para remediar rejeitos de areias oleosas no site da Canadian Natural’s Horizon Oil Sands.
“O setor de petróleo e gás natural da Canadian Natural e do Canadá reconhece a necessidade de reduzir as intensidades de emissão de GEE e conseguimos alavancar a tecnologia e a engenhosidade canadenses para fornecer resultados significativos”, disse o presidente da Canadian Natural, Tim McKay, em um comunicado.
Enquanto o governo federal está financiando tecnologia limpa nas areias betuminosas de Alberta, Alberta e seus produtores de petróleo continuam sua luta por um melhor acesso ao mercado para seus produtos – novos oleodutos que aumentariam a capacidade de armazenamento do petróleo de Alberta.
Também na quinta-feira, a Associação Canadense de Produtores de Petróleo (CAPP) disse em um novo relatório que a abundância de recursos naturais do Canadá pode ajudar o país a alcançar “benefícios domésticos e globais significativos: se resolvermos os desafios atuais de acesso a mercados”.
A escassez de oleodutos e infra-estrutura de gás natural liquefeito (GNL) “está debilitando nossa capacidade de competir por participação de mercado global”, disse a CAPP.
“A demanda global por energia está crescendo”, disse Tim McMillan, presidente e CEO da CAPP. “No entanto, o Canadá está perdendo a corrida para reivindicar uma parte do mercado de alto crescimento no exterior. Sem novos dutos, a indústria de petróleo e gás natural do Canadá não pode competir por uma fatia do mercado global ”, observou McMillan.
A multinacional chinesa BYD, conhecida por sua atuação em tecnologia limpa e veículos elétricos, está…
A Arteris, uma das principais empresas de concessão de rodovias no Brasil, anunciou um novo…
A gigante do comércio eletrônico Amazon anunciou a abertura de mais de 10 mil vagas…
A Stone, uma das maiores empresas de tecnologia e serviços financeiros do Brasil, está com…
A Azul Linhas Aéreas, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou recentemente a abertura…
A Solar Coca-Cola, uma das maiores engarrafadoras do Sistema Coca-Cola no Brasil, está oferecendo vagas…