A direção da BYD, empresa gigante da China que atua, principalmente, no segmento de carros elétricos, decidiu dobrar o volume de empregos gerados para a primeira fase da unidade fabril da empresa na Bahia, de 5 mil para 10 mil vagas. De acordo com Marcelo Schneider, diretor institucional da marca, a decisão foi tomada com foco em acelerar ao máximo o começo da produção de veículos na fábrica da BYD na Bahia, previsto para o período entre o fim de 2024 e começo de 2025.
Investimento para instalação da fábrica da BYD na Bahia chega a R$ 3 bilhões
O executivo da BYD anunciou o novo plano durante o Brazil China Meeting, uma iniciativa LIDE e Valor, com apoio institucional do Globo e CBN. O fórum de debates envolve empresas e autoridades dos dois países e é realizado no Mandarin Oriental Hotel, em Shenzhen, no Sudoeste da China.
A primeira fase do investimento para a instalação da fábrica da BYD na Bahia soma R$ 3 bilhões para uma capacidade de produção de 150 mil veículos por ano. Futuramente, a capacidade instalada da unidade aumentará para 300 mil unidades.
A decisão de antecipar a abertura das oportunidades de empregos, de acordo com Schneider, foi, em parte, tomada depois que o governo do país anunciou a retomada do Imposto de Importação em carros 100% elétricos, suspensa desde 2016, e a elevação do tributo para os híbridos. O cronograma de início da produção na nova fábrica da BYD na Bahia está inicialmente mantido para ser realizado entre o fim deste ano e o começo de 2025. Schneider não nega eventual antecipação de datas.
Além de empregos, BYD trará novos elétricos este ano
Ao participar do painel “Indústria automobilística: como as marcas chinesas podem transformar o mercado de veículos no Brasil e no mundo”, Schneider disse que, em fevereiro, a empresa chinesa começará os estudos das obras de expansão da fábrica da BYD na Bahia, instalada em Camaçari (BA). Será uma nova fábrica, afirma. A fábrica no estado baiano pertencia à Ford. Entretanto, o governo do estado retomou a posse do terreno para repassá-lo à BYD.
O executivo também confirmou para fevereiro o lançamento do Dolphin mini, uma versão mais compacta e mais barata do modelo que ganhou destaque no mercado nacional ao se tornar o carro totalmente elétrico mais barato do país. O modelo custa R$ 149,9 mil. No mesmo painel do Brasil China Meeting, a diretora da divisão americana de vendas da BYD, Jolin Zhang, apresentou dados sobre o crescimento da empresa. Em 2023, a receita alcançou US$ 61,7 bilhões, 56% acima do total obtido em 2022.
BYD conta com 700 mil colaboradores no mundo inteiro
Gerando empregos para mais de 700 mil profissionais, a empresa que, além de automóveis e ônibus, também produz baterias, painéis de energia solar e monotrilhos, conta com 90 mil engenheiros atualmente. Zhang afirma que a empresa chegará a 100 mil este ano.
Com a fábrica de ônibus em Campinas (SP) desde 2012, a BYD é uma das participantes do programa do município de São Paulo, que prevê a inclusão de veículos elétricos na frota de transporte público.
Voltando à fábrica da BYD na Bahia, a chinesa destacou a intenção de priorizar a contratação de mão de obra local para as vagas de emprego e a formação de um grupo de fornecedores regionais para atender às demandas da unidade. A iniciativa da BYD na Bahia planeja capacitar os trabalhadores para atuarem em uma fábrica de alta tecnologia e oferecer oportunidades de especialização na China.