Home NOTÍCIAS BYD King desembarca no Brasil e ameaça a liderança do Toyota Corolla

BYD King desembarca no Brasil e ameaça a liderança do Toyota Corolla

O powertrain do BYD King é composto por um motor a combustão 1.5 e um motor elétrico, que juntos entregam 204 cavalos de potência.

by Andriely Medeiros
O powertrain do BYD King é composto por um motor a combustão 1.5 e um motor elétrico, que juntos entregam 204 cavalos de potência.

O mercado automotivo brasileiro está prestes a testemunhar uma disputa emocionante. O BYD King, o sedã híbrido chinês que promete ser o “pesadelo” do Toyota Corolla, já chegou ao Brasil. Recentemente, o site Motor1 flagrou as primeiras unidades do BYD King desembarcando no Porto de Suape, em Pernambuco. Esse movimento indica que o lançamento do modelo no mercado brasileiro está mais próximo do que se imaginava.

Chegada do sedã ao Brasil por meio da Operação Tartaruga

A escolha do Porto de Suape para a chegada do BYD King ao Brasil não foi por acaso. A decisão foi tomada após o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) implementar a Operação Tartaruga, que aumentou o prazo de liberação da licença ambiental para carros importados novos de 8 para 20 dias. Essa operação visava intensificar a fiscalização e garantir o cumprimento das normas ambientais, mas acabou impactando diretamente o tempo de entrada dos veículos no mercado.

Os rumores sobre a vinda do BYD King ao Brasil começaram em 2022, quando o Destroyer 05, sedã que deu origem ao King, recebeu registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Agora que o modelo chinês finalmente desembarcou no país, a grande questão é: o BYD King tem o que é preciso para desbancar o Toyota Corolla, que há anos lidera o segmento de sedãs médios no Brasil?

Ficha técnica do BYD King

Para entender se o BYD King pode realmente destronar o Toyota Corolla, é essencial comparar suas especificações. O carro mede 4,78 metros de comprimento, 15 centímetros a mais que o Corolla, e possui um entre-eixos de 2,71 metros, apenas 1 centímetro a mais que o rival japonês. No entanto, o que realmente pode fazer a diferença é o seu sistema híbrido.

O powertrain do BYD King é composto por um motor a combustão 1.5 e um motor elétrico, que juntos entregam 204 cavalos de potência. Além disso, ele conta com uma bateria de 8,3 kWh, que proporciona uma autonomia elétrica de até 50 quilômetros. Esse sistema é o mesmo utilizado no Song Plus DM-i, SUV da BYD que disputa o topo de vendas em seu segmento no Brasil.

Em contrapartida, o Toyota Corolla utiliza um sistema híbrido convencional, com um motor a combustão 1.8 e uma bateria de 1,3 kWh, a qual é recarregada durante as frenagens. A potência combinada do Corolla é de 122 cavalos, sem oferecer autonomia para rodar exclusivamente no modo elétrico.

Potencial de mercado e expectativas

A superioridade técnica do BYD King em termos de potência e autonomia elétrica pode ser um fator decisivo para conquistar os consumidores brasileiros, especialmente aqueles que buscam um sedã híbrido eficiente e moderno. O mercado brasileiro, que tem mostrado crescente interesse por veículos híbridos e elétricos, pode ver no BYD King uma alternativa atraente ao já consagrado Toyota Corolla.

O BYD King traz consigo a promessa de inovação e tecnologia de ponta, características que podem redefinir o segmento de sedãs médios no Brasil. Resta saber se ele conseguirá transformar essa promessa em números de vendas e, assim, ameaçar de fato a hegemonia do Toyota Corolla. O cenário está pronto para uma disputa acirrada, e os consumidores serão os grandes beneficiados dessa competição.

Dessa forma, é possível entender que, com a chegada do BYD King ao Brasil, o mercado automotivo ganha um novo e poderoso competidor. Se suas especificações técnicas e promessas de desempenho se traduzirem em uma experiência de condução superior, o Toyota Corolla pode, finalmente, encontrar um rival à altura. A expectativa agora é grande para ver como o público brasileiro responderá a essa novidade e se o BYD King conseguirá cumprir sua promessa de ser o novo rei dos sedãs médios no Brasil.

Veja também