NOTÍCIAS

Brasil supera a Rússia como principal fornecedor das refinarias independentes da China em fevereiro

(S & P Global Platts) Ultrapassando a Rússia, as remessas brasileiras de petróleo para as refinarias independentes da China ficaram no topo da lista em fevereiro, em 2,17 milhões de toneladas, mostrou a pesquisa mensal da S & P Global Platts.

As importações totais do Brasil foram apenas 54.000 toneladas mais do que as da Rússia, embora ainda fossem 5,4% menores do que em janeiro.

Acreditava-se que o forte aumento era impulsionado pela demanda por petróleo bruto Lula, que era relativamente mais barato em comparação com os petróleos russos, especialmente a ESPO, um óleo favorito entre as refinarias independentes.

“Os preços dos crus Lula foram relativamente mais baixos em comparação com a ESPO em dezembro, então muitas refinarias optaram por comprar os crus Lula”, disse uma autoridade independente da refinaria em Dongying.

De acordo com o funcionário, o preço do petróleo bruto ESPO estava em torno de US $ 2,5-3 / b na base DES Shandong contra o futuro da ICE em dezembro, enquanto Lula estava em torno de US $ 1,1 / b na mesma base, o que contribuiu para as enormes chegadas de Lula Fevereiro.

Refinarias normalmente independentes precisam comprar crudes brasileiros dois meses antes, devido ao longo prazo.

A qualidade de ESPO e Lula é bastante semelhante nos rendimentos dos destilados médios, apenas a ESPO é ligeiramente mais leve, o que produz mais nafta, de acordo com fontes da refinaria.

Em fevereiro, cerca de 1,98 milhão de mt de lula foram importados para o setor, alta de 61,1% mês a mês. Foi apenas 4.000 mt menos do topo da ESPO no mês passado.

Além de Lula, cerca de 198 mil toneladas de Iracema e Sapinhoa ​​também foram importadas do Brasil no mês passado, em comparação com as restantes cerca de 140 mil toneladas de Urais da Rússia – o único grau além da ESPO.

Em fevereiro, cerca de nove compradores importaram crus Lula, enquanto 12 compradores importaram crudes ESPO.

No entanto, as importações totais de janeiro a fevereiro da Rússia ainda estão no topo da lista de fornecedores, com cerca de 4,56 milhões de toneladas, 68,3% acima do ano anterior.

Foi apenas 87 mil toneladas a mais do que as importações do Brasil, que foi o segundo maior fornecedor nos dois primeiros meses deste ano.

Esse forte impulso das importações brasileiras deverá continuar nos próximos meses, de acordo com fontes da refinaria, já que a Chem China provavelmente cortará as importações de petróleo da ESPO devido à próxima manutenção em suas refinarias.

As importações totais do Brasil aumentaram 77,4% no ano, para 4,47 milhões de toneladas no período janeiro-fevereiro, enquanto as importações da Colômbia ficaram em quinto lugar, para cerca de 897.000 toneladas no período janeiro-fevereiro, um aumento de 536,2%.

As importações brutas dos 10 principais fornecedores totalizaram 8,39 milhões de toneladas em fevereiro, respondendo por cerca de 86% das importações combinadas do setor.

Petrosolgas

Petrosolgas. Site especializado no setor de óleo e gás, as principais notícias do setor você encontra aqui.

Postagens Recentes

Imagens de Tesla Cybertruck abandonadas nos EUA geram polêmica! O que está por trás?

Recentemente, uma imagem viralizou nas redes sociais, mostrando várias unidades da Tesla Cybertruck abandonadas e…

11 horas ago

Com vagas de emprego imperdíveis, Grupo Bravante abre novo processo seletivo para profissionais de todo o Brasil

O Grupo Bravante anunciou novas vagas de emprego para diversos perfis, reforçando a expansão de…

11 horas ago

ICM Group abre muitas vagas de emprego para profissionais que buscam se destacar ainda mais no setor de petróleo mundial

A ICM, empresa referência no setor de petróleo e gás, está com vagas de emprego…

12 horas ago

Polícia Militar abre concurso público com 335 vagas para oficiais e soldados – garanta sua vaga e concorra a até R$ 9.236,39 de salário!

O estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, anunciou a…

12 horas ago

SpaceSail e Brasil fecham acordo e desafiam a liderança de Elon Musk em satélites no país

O Brasil deu um passo importante para ampliar suas opções de conectividade no país ao…

12 horas ago