Foto: EPBT
A transição energética é uma mudança no padrão que não envolve somente a geração de energia, envolve também o consumo e o reaproveitamento dessa energia. O conceito de transição energética parte principalmente da migração de matrizes energéticas que poluem o meio ambiente, como, por exemplo: combustíveis fósseis baseados em petróleo ou carvão e transformados em energia limpa renovável, como: eólicas, hidrelétricas, solares e biomassa.
E a transição energética para essas fontes renováveis será cada vez mais dependentes dos minerais, e se parar para contar, a lista desses minerais é enorme, não se restringindo apenas ao lítio que alimenta as baterias dos carros elétricos e também sistemas de armazenamento de energia, os minerais mais comuns como ferroe e cobre tem um papel de suma importância em todo esse processo.
De forma a simplificar, na avaliação de Paulo Castellari Porchia, que é CEO da Appian Capital Brazil, ressaltou que a transição energética será intensivamente metálica. O executivo resumiu o cenário durante uma convenção sobre o tema que fora realizado no mês de setembro na Exposibram, evento esse que é o maior do Brasil.
Castellari mostrou aumentos de mais de 130% na demanda de níquel, zinco e cobre para as mudanças de fontes fósseis para energia eólica, de 2020 a 2030. E mais de 470% no uso dos mesmos metais para a transição energética de fontes fósseis para energia solar. De acordo com esses apontamentos, o Brasil pode ser um fator crucial na transição energética, além de já conter uma matriz de maior parte limpa, o país ainda é um enorme produtor de minérios.
O Serviço Geológico do Brasil – SGB, está acompanhando a demanda por minerais críticos, cruciais para a transição energética, segundo o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Marcio José Remédio.
Um desses minerais cruciais para a transição energética é o grafite, que teve um projeto de avaliação de reservas finalizado em 2020, que confirmou vários projetos em potencial. Sendo o grafite um alto condutor de eletricidade, ele tem aplicação em baterias de íon lítio.
O Brasil contém a 3º maior reserva mundial de grafite, e corresponde a cerca de 7% da produção, tendo um grafite altamente puro e de alto desempenho de dispositivos de energia.
O conjunto de 15 elementos minerais denominados “terras raras” é outro grande exemplo do potencial do Brasil para com a transição energética. Segundo Paulo Fernando Almeida Braga, diretor do Centro de Tecnologia Mineral – Cetem, temos muitos recursos identificados, porém, há pouca extração e benefício. Não haverá falta de aplicação, pois são de uso intensivo em geradores de energia renovável, tais como turbinas eólicas, e células fotovoltaicas e também em ímãs.
Está em busca de um novo capítulo na sua carreira? Então prepare-se para uma grande…
A Ocyan, uma das líderes no setor de petróleo e gás, está com vagas abertas…
A Oceaneering, multinacional reconhecida no setor de tecnologia subaquática e de petróleo, está com um…
A Prosegur, referência mundial no setor de segurança privada, anunciou novas vagas de emprego em…
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de soluções de mobilidade do mundo,…
Janeiro de 2025 traz excelentes notícias para quem busca novos desafios profissionais, especialmente no setor…