A Bramble Energy, gigante de tecnologia do Reino Unido, concluiu recentemente os testes do primeiro barco elétrico a hidrogênio movido por uma célula de combustível de placa de circuito impresso (PCBFC). Com a embarcação de 17 metros, lançada em Sheffield, Yorkshire, a tecnologia PCBFC promete emissões zero, utilizando hidrogênio armazenado e energia solar. Em parceria com Barrus, a Bramble agora iniciará testes nas vias navegáveis interiores do Reino Unido, com o objetivo de desenvolver futuros PCBFCs marinhos. O projeto é a nova aposta da companhia para reduzir as emissões de CO2 nas operações marítimas.
A empresa de tecnologia do Reino Unido, Bramble Energy, está inovando no transporte marítimo com o primeiro barco elétrico a hidrogênio movido por uma célula de combustível de placa de circuito impresso (PCBFC). A embarcação de 17 metros foi lançada à água em Sheffield, Yorkshire, marcando um avanço importante do projeto em direção a soluções mais sustentáveis no transporte marítimo.
Após vários testes, a Bramble Energy agora celebra o sucesso do projeto do barco elétrico a hidrogênio. Utilizando uma célula de combustível marinizado, a embarcação de emissões zero percorreu os testes com eficiência em Sheffield. A embarcação foi equipada com um sistema que promete um alcance de aproximadamente 600 milhas, combinando 14 kg de hidrogênio e energia solar captada por painéis no teto. Apesar de ser a principal provedora da tecnologia do projeto, a Bramble Energy não está sozinha nesse empreendimento.
Em colaboração com o construtor de motores Barrus, a empresa do Reino Unido criou um navio de demonstração, mostrando o potencial da tecnologia PCBFC. Esse barco movido a hidrogênio agora se prepara para testes nas vias navegáveis interiores do Reino Unido. Os dados coletados durante essa fase serão essenciais para a evolução dos futuros PCBFCs marinhos.
A tecnologia desenvolvida pela Bramble Energy não é apenas inovadora, mas também tem o potencial de causar um impacto na redução das emissões de CO₂. Com a capacidade de poupar até 12 toneladas de CO₂ por ano, cada barco elétrico representa um passo para a descarbonização do setor marítimo.
A equipe da Bramble Energy está agora focada na análise dos dados coletados durante os testes do projeto. Essa avaliação contribuirá para o aprimoramento do desempenho da célula de combustível em condições reais e servirá como base para o desenvolvimento futuro de sistemas PCBFC para aplicações marítimas mais amplas.
Em 2022, a Bramble Energy recebeu um financiamento governamental de menos de 1 milhão de libras do Departamento de Segurança Energética e Net Zero (DESNZ) para desenvolver sua tecnologia de células de combustível de hidrogênio. Esse apoio financeiro garantiu o sucesso do projeto em parceria com Barrus, contribuindo para a inovação no transporte marítimo.
Com o setor marítimo global contribuindo com cerca de 940 milhões de toneladas de CO₂ por ano, equivalentes a aproximadamente 2,5% das emissões globais de gases de efeito estufa, projetos como o barco elétrico da Bramble Energy são essenciais para garantir mais sustentabilidade. O Plano Marítimo Limpo exige emissões zero para novos navios a partir de 2025, e projetos como esse representam um passo importante para alcançar essas metas.
Tom Mason, cofundador e CEO da Bramble Energy, destaca a urgência na descarbonização em todos os setores de transporte, especialmente no marítimo. Ele enfatiza que a tecnologia da Bramble tem a capacidade de atender a diversas necessidades de energia, sendo facilmente escalonável. Assim, o projeto do barco elétrico a hidrogênio pode ser o futuro do transporte marítimo.
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